Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

O que é o teste do coraçãozinho?

O que é o teste do coraçãozinho?
Comunidade Materna
jun. 1 - 2 min de leitura
000

 

O teste do coraçãozinho é um exame simples e rápido que dura no máximo cinco minutos e que é possível através dele diagnosticar precocemente problemas congênitos cardíacos no recém-nascido.

O teste deve ser feito entre 24 e 48h após o nascimento do bebê, isso porque no primeiro dia de vida várias alterações adaptativas próprias do recém-nascido podem atrapalhar o resultado e após as 24h até o segundo dia de vida o risco de erro relacionado a essas alterações baixam de forma significativa e a criança ainda estará num período de segurança para o diagnóstico.

O que é o teste do coraçãozinho?Uma pulseirinha eletrônica é colocada na mão e depois no pé do bebê. Os dados são enviados para um aparelho que mede a coloração do sangue. Se o resultado ficar acima de 95%, não há problemas e o bebê tem alta.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, várias doenças cardíacas na infância se manifestam de forma muito silenciosa nos primeiros dias. A equipe médica pode não detectar nenhum sinal de problema e o bebê pode ir para casa aparentemente bem, vindo a apresentar um quadro clínico grave nos primeiros quinze dias de vida.  O grande objetivo do teste é diagnosticar qualquer problema antes do bebê ter alta, o que faz com que a intervenção médica seja mais fácil e mais ágil nestes casos.

Apesar de ser um teste já adotado por alguns hospitais e maternidades, o teste do coraçãozinho ainda não é garantido por lei em todo o país.

 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você