Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

O que é Linha Nigra na gravidez?

O que é Linha Nigra na gravidez?
Comunidade Materna
jun. 8 - 2 min de leitura
000

A linha nigra é uma linha vertical de cor escura, pode surgir apenas na parte inferior do umbigo ou em toda extensão do abdômen. Segundo os ginecologistas a linha nigra aparece em 90% das gestantes.

Quais as principais causas?

O surgimento da linha nigra é consequência das alterações hormonais típicas da gravidez, principalmente pelos altos níveis de estrogênio que estimula a produção de melanócitos (células que produzem melanina), que causam esse excesso de pigmentação na pele. Outras regiões também podem escurecer, como por exemplo, a virilha, axilas, aréolas, parte interna das coxas e até a região da face. Além disso, também acontece devido a distensão abdominal, que tem o objetivo de acomodar melhor o bebê em desenvolvimento. 

Quando acontece, aparece/surge?

Geralmente a linha nigra aparece após o 5º mês de gestação, por volta da 17ª a 20ª semana, mas também pode surgir no primeiro trimestre, variando entre a primeira e segunda gestação. 

Quando desaparece? 

A linha nigra pode desaparecer de forma natural cerca de 12 semanas após o parto, devido a regulação dos níveis hormonais. 

Cuidados necessários com a linha nigra

É importante que todas as gestantes evitem exposição solar, pois a linha nigra e outras áreas do corpo podem escurecer e manchar, dificultando o desaparecimento e tratamento após a gestação. Não é necessário fazer tratamento da linha nigra, pois ela desaparece naturalmente, no entanto o dermatologista pode indicar a realização de esfoliação, que promove a renovação celular, ajudando a clarear a região de forma mais rápida. O uso de ácido fólico também pode ser indicado, pois ajuda a regular o aumento da produção dos melanócitos.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você