Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

O que é HPV?

O que é HPV?
Comunidade Materna
jul. 25 - 4 min de leitura
000

HPV (papilomavírus humano) também conhecido como verruga genital é uma doença sexualmente transmissível (DST).

Calcula-se que entre 75% e 80% da população contraía um ou mais tipos de HPV em algum momento da vida. Atualmente, existem mais de 100 tipos de HPV alguns deles podendo causar câncer, principalmente no colo do útero e do ânus. De 30 a 40 tipos podem afetar as áreas genitais tanto em homens como em mulheres, entretanto, a infecção pelo HPV é muito comum e nem sempre resulta em câncer.

Como ocorre o contágio do HPV?

É preciso ter ciência e saber que a principal forma de contrair ou transmitir o HPV é pela via sexual e muitas vezes a pessoa infectada não apresenta sintomas, mas transmite mesmo assim e quando a verruga é visível o risco de transmissão é maior.

O HPV é altamente contagioso, sendo possível contaminar-se com uma única exposição ao vírus, ou seja, a transmissão ocorre por contato direto com a pele infectada. Normalmente o uso de camisinha durante o ato sexual impede a transmissão do HPV.

Estudos recentes mostraram que o HPV pode ser transmitido por meio de simples contato genital ou inoculação do vírus a partir dos dedos ou objetos e roupas íntimas.

Toda mulher que quer engravidar ou já esta grávida deve tomar todos os cuidados antes e após a concepção, pois o HPV pode ser transmitido para o bebê durante o parto.

Sintomas do HPV:

  • O HPV normalmente causa verrugas de diversos tamanhos;
  • Na mulher, o HPV surge na vagina, região do ânus e colo do útero.
  • No homem, o HPV é mais comum na glande (cabeça do pênis) e na região do ânus.
  • Nos dois casos, as lesões podem também aparecer na boca e na garganta.

Leia também: Tratamentos de miomas visando a fertilidade

 Como Prevenir o HPV?

  1. Uso de camisinha: ajuda a reduzir a transmissão, mas não garante a proteção total contra o contágio.
  2. Vacinação contra o HPV: recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm). A vacina contra HPV faz parte do calendário público de imunizações, para meninas de 11 a 13 anos em 2014 e para meninas de 9 a 11 anos em 2015.
  3. Papanicolau do colo do útero: deve ser realizado rotineiramente em mulheres à partir dos 25 anos de idade ou a critério do médico.
  4. Papanicolau do ânus: indicado para homens e mulheres que já tiveram lesões pré-cancerosas relacionadas ao HPV nas áreas genital e anal, que mantém relações sexuais anais, que têm HIV ou a critério do médico.
  5. Colposcopia do colo do útero ou do ânus: se o papanicolau apresentar alterações este exame de imagem permitirá a visualização da região alterada e a biopsia do local para confirmação do diagnóstico, além de definir a melhor conduta a ser adotada no tratamento.

Dúvidas comuns:

  1. O que é o câncer de colo do útero?
    É uma doença grave que pode representar ameaça a vida. A cada ano no Brasil ocorrem 19.000 novos casos e 5.000 mortes secundárias a esse câncer. As lesões que precedem o câncer de colo do útero podem ser diagnosticadas através do exame de Papanicolau.
     
  2. As verrugas genitais causam algum sintoma?
    Podem causar sintomas como ardor, coceira ou corrimento e reincidem em pelo menos 25% dos casos. É uma doença que pode gerar baixa autoestima e grande impacto psicológico em homens e mulheres.
     

  3. O que são os cânceres de vagina, vulva e ânus?
    São tipos de câncer menos comuns e que não existem exames de rotina para esses casos de câncer. Para realizar o diagnóstico precoce, é necessário fazer consultas de rotina ao seu médico. 

Na presença de qualquer sinal ou sintoma do HPV, é recomendado procurar um profissional de saúde, para o diagnóstico correto e indicação do tratamento adequado para o HPV.

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você