Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Meu filho perguntou sobre sexo! E agora?

Meu filho perguntou sobre sexo! E agora?
Comunidade Materna
nov. 5 - 4 min de leitura
000

Meu filho perguntou sobre sexo! E agora?

Esse é, provavelmente, um dos momentos mais temidos pelos pais na educação dos pequenos. Muitos procuram evitar o assunto a todo custo, mas o fato é que cedo ou tarde a criança fará a pergunta fatídica. É importantíssimo estar preparado para não ser pego de surpresa por esse momento.

Com tanto acesso à informação, tanto na TV quanto na internet, as dúvidas sobre sexo aparecem cada vez mais cedo nas crianças. Normalmente, a primeira pergunta é sobre a origem dos bebês, e chega ainda na primeira infância. Muitos pais preferem contar histórias fantásticas, mas o ideal é que a explicação esteja o mais próxima possível da verdade.

A crença de que a criança não está pronta para a resposta é equivocada. Se ela faz a pergunta, acredite, ela está pronta para ouvir a resposta. É claro que, principalmente quando a criança pergunta sobre a origem dos bebês, é necessário adaptar a linguagem para garantir que ela entenda a resposta.

“De onde vêm os bebês”, ou “porquê a barriga da mamãe está grande”

Um dos momentos bem comuns para que as perguntas sobre bebês apareçam é quando a mãe fica grávida do segundo filho. É normal que a criança queira entender o que está acontecendo. Mas essa pergunta pode aparecer sozinha também. O ser humano tem uma curiosidade natural sobre suas origens e propósito. Então, é mais que esperado que a criança eventualmente pergunte de onde vêm os bebês.

Nessa hora, o melhor é explicar, ao menos, que todos nós temos metade de sementinhas dentro de nós, e que os bebês são uma junção da sementinha do papai e da mamãe. Explique também que a mãe carrega o bebê dentro da barriga dela até ele estar pronto para nascer. Não se engane pensando que você vai se safar só com essa explicação, no entanto. Crianças são curiosas e muito provavelmente vão perguntar como se juntam as sementinhas ou como o bebê foi colocado dentro da barriga.

Nesse momento, o jeito é explicar mesmo. Você pode falar sem medo para a criança que “o papai coloca o pipi dentro da mamãe”. A reação mais comum entre os pequenos é ficar com nojo. O que é importantíssimo é não esquecer de explicar alguns pontos:

  • Explique que é algo que apenas adultos fazem com outros adultos
  • Explique que não é algo sobre o que devemos falar em público ou para os amiguinhos

Falar sobre sexo cedo pode proteger o seu filho

Muitos pais acreditam que não falar sobre sexo é proteger a inocência da criança. No entanto, vivemos em um mundo onde o acesso à informação é amplo, e infelizmente num mundo onde existe muito perigo.

Se seu filho te perguntou diretamente sobre sexo, acredite: se você não explicar, ele encontrará a informação em outro lugar. Aprenderá, também, que não pode falar com você sobre qualquer coisa, abalando a relação de confiança.

Então, o ideal é sempre responder com sinceridade, por mais incômodo que seja o assunto. Dessa forma, você garante que seu filho tem informações confiáveis, e que aprenderá a ser responsável.

Ter essas informações através dos pais também ajuda a proteger as crianças. É claro que nunca queremos que algo de ruim aconteça com nossos filhos, mas crianças que sabem sobre ações que devem ser feitas apenas entre adultos tem mais possibilidade de defender-se de predadores. Principalmente, se algo de errado acontecer com ela ou com um amiguinho, a criança precisa saber que pode confiar nos pais para falar disso.

Por isso, nunca reaja com broncas e acusações se o seu filho te perguntar diretamente sobre sexo. A curiosidade é natural, e a melhor pessoa para dar essas informações para os seus filhos é você.

Boa sorte nesse momento difícil na educação, e lembre-se que as crianças são capazes de entender muito mais coisas do que os adultos pensam. Conversar abertamente é sempre a melhor opção.

 

Abraços, 
Amanda R. Comicio - Psicóloga e Educadora


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você