Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Meu filho não gosta de banho!

Meu filho não gosta de banho!
Comunidade Materna
out. 8 - 3 min de leitura
000

"Filho, vá tomar banho!" E o filho finge que não ouve e continua a brincar ou a assistir TV. Quando a mãe dá o aviso pela milésima vez, ele acaba indo com raiva, como se estivesse caminhando para a forca. Porém, no banheiro, pode não dar o braço a torcer: liga o chuveiro, a água escorre dentro do boxe, mas ele fica do lado de fora. Aí, para simular o banho, molha as pontas dos cabelos, e às vezes até a escova de dentes, para "mostrar" que a limpeza foi completa. Quanta engenhosidade! Só pelo prazer de não tomar banho? 

Por que meu filho detesta tomar banho?

Independência no banho

O prazer da criança nessa fase é ter poder sobre o próprio corpo. Antes esses cuidados pertenciam aos pais, que lhe davam banho e a vestiam. Ela foi aprendendo como se faz e ganhou autonomia. Agora, quer decidir quando e como cuidar de seu corpo. "Opor-se à determinação dos pais é uma forma de o filho demonstrar que é dono da situação. E, fazer o contrário do que lhe foi ensinado — não se lavar —, é um jeito de brincar, de saborear esse poder", explica a psicanalista de crianças Silvana Rabello, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 

Filipe, filho de Tatiana Costa Val, resolveu assumir os cuidados com seu corpo aos 6 anos. Na época, Tatiana driblava a resistência do menino ao chuveiro atraindo-o para a água com brinquedos. Contudo, à medida que Filipe foi crescendo, a situação ficou fora do controle materno. "Ele sempre quer ser o último a tomar banho. Às vezes, chega a fingir que está dormindo. Para escovar os dentes, então, é um drama", conta Tatiana, dizendo que hoje não dá mais para barganhar com um garoto que já tem 10 anos. "Não é que o Filipe não goste de tomar banho. O problema é começar. Depois que ele entra no chuveiro, aí não quer mais sair. Fica lavando até os azulejos." 

Sem barganhas 

A psicanalista Silvana Rabello alerta que não é bom os pais barganharem com a criança pelo banho. Eles devem é mostrar a ela o quanto vai se sentir melhor limpa. "Não é para agradar a mãe que o filho deve tomar banho, mas para o seu próprio bem-estar." Também não convém exagerar na atenção ao filho cascão, brigando com ele ou fazendo piadinhas sobre a falta de banho. "O risco é a criança assumir o perfil de sujão", diz Silvana. 

Criando bons hábitos 

  • Desde cedo, faça do banho de seu filho um momento divertido. Permita que ele leve brinquedos para a água, por exemplo. 
  • A hora do banho deve ser um ritual de relaxamento, e não de estresse. Ensine a criança a se lavar com calma. 
  • Escolha um bom horário para o banho da criança e evite mudá-lo. Crie assim um rotina. 
  • Explique a ela a importância do banho para a saúde.

Como tem sido os banhos por aí?

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você