Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

“Método Canguru”: uma alternativa que reduz o tempo de internação e incentiva o aleitamento

“Método Canguru”: uma alternativa que reduz o tempo de internação e incentiva o aleitamento
Comunidade Materna
jul. 5 - 3 min de leitura
000

Você sabe o que é o “Método Canguru”? Também chamado de "Método Mãe Canguru" ou "Contato Pele a Pele", é uma alternativa criada pelo pediatra Edgar Rey Sanabria, no ano de 1979, em Bogotá, Colômbia. O objetivo é reduzir o tempo de internação e incentivar o aleitamento dos recém-nascidos de baixo peso.

O autor do método observou que quando eram colocados pele a pele com os pais ou com membros da família, os bebês recém-nascidos ganhavam peso mais rápido do que os que não tinham esse contato. Os bebês apresentavam menos infecções e receberem alta mais cedo do que os bebês que não participavam da iniciativa.

É ideal que o método seja iniciado logo após o nascimento, ainda na maternidade, no momento onde os pais são treinados a pegar o bebê, posicioná-lo e prendê-lo ao corpo. Uma das principais vantagens é o baixo custo para a unidade de saúde e para os pais.

O “Método Canguru” visa estimular o aleitamento, incentivar a presença constante dos pais junto ao recém-nascido em contato contínuo, diminuir o tempo de internação e reduzir o estresse da família.

Estudos apontam que em hospitais onde o método é usado, a quantidade de leite diário nas mães que fazem o contato pele a pele com o bebê é maior.

Outros benefícios do “Método Canguru”:

  • Desenvolver a confiança dos pais no manuseio do bebê mesmo após a alta hospitalar;
  • Aliviar o estresse e a dor do recém-nascido de baixo peso;
  • Diminuir as possibilidades de infecção hospitalar;
  • Reduzir o tempo de permanência no hospital;
  • Aumentar o vínculo pais-filhos;
  • Evitar a perda de calor do bebê.

O bebê é colocado na posição vertical em contato pele a pele apenas com a fralda no peito dos pais, e isto ocorre de forma gradativa. Este contato do recém-nascido com os pais se inicia de forma crescente, a cada dia, o bebê passa mais tempo na posição canguru, por escolha da família e pelo tempo que os pais se sentirem confortáveis.

➛ Dica de Livro

A dica de livro sobre esse assunto é: Método Canguru, o Prosseguir da Vinculação Pais: Bebê Prematuro

A obra apresenta o drama vivido por muitos pais, com o nascimento prematuro do bebê, o que vai contra às expectativas criadas pela família. Uma situação que gera muitas dúvidas e angústia por parte dos pais. Pensando nisso, o “Método Canguru” vem para trazer uma alternativa nesse momento tão delicado.

Já tinha ouvido falar deste método? O colocou em prática? Se conhece algum livro, compartilhe com a gente. O seu depoimento pode ajudar outras pessoas ;)Se você é mamãe de prematuro, compartilhe aqui sua história!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você