Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Memória de grávida! É normal esquecer as coisas na gravidez?

Memória de grávida! É normal esquecer as coisas na gravidez?
Comunidade Materna
mar. 29 - 4 min de leitura
000

São muitas as mudanças que ocorrem no corpo da mulher durante a gravidez. E com essas mudanças vem uma série de consequências para as quais as gestantes nem sempre estão preparadas.

O esquecimento é uma dessas coisas que acaba deixando muitas mulheres um pouco incomodadas durante a gestação. O fato é que a desatenção ou mesmo o esquecimento são comuns durante esse período.

Mas isto não é motivo de alarde, pois não chega nem a ser considerado um problema médico, mesmo que possa ter uma origem física. O inconveniente maior é que, claro, atrapalha bastante a vida da gestante, que já não é das mais fáceis.

Há pesquisas que sugerem que ocorre uma alteração no tamanho do cérebro da mulher, fazendo que seja mais comum esquecer as coisas na gravidez.

Uma explicação para isso é que no princípio da gravidez a concentração é prejudicada graças aos constantes enjoos, pelo cansaço que é bem comum e também pela dificuldade de ter uma boa noite de sono.

A cabeça da mulher também tende a ficar a mil com a ideia de estar gerando uma vida dentro de si. Vida essa que irá gerar uma revolução no mundo que era conhecido até o momento. Sendo assim, esquecer as coisas na gravidez é comum e faz muito sentido estar distraída, visto a quantidade de informações com que a mulher tem que lidar.

Já com o avançar da gravidez o motivo dos esquecimentos passa de subjetivo a algo mais concreto. Isso mesmo! Pesquisas indicaram que com o avanço da gravidez o cérebro feminino muda seu tamanho.

Nessa mudança, algumas partes aumentam, porém, as dimensões totais do cérebro diminuem. Essas medidas chegam ao seu menor tamanho perto da hora de nascimento do bebê.

Isso é o principal fator para justificar os problemas mais intensos de esquecimento, que são aqueles que costumam aparecer mais para o final da gravidez.

A boa notícia é que essas alterações no tamanho do cérebro são temporárias. Então, após o nascimento do bebê o cérebro vai, normalmente, voltando ao seu tamanho normal e apenas seis meses depois do parto ele já está com o seu tamanho totalmente recuperado.

Saiba ainda que nada disso é motivo para preocupação, afinal, ter essa sensação de estar avoada é bem comum na gravidez.  Entretanto, os problemas relacionados a falta de atenção podem ser um dos sintomas da depressão e, por isso, é importante ficar atenta sempre.

Uma boa maneira de ficar tranquila em relação a isso é fazer o seu pré-natal adequadamente e contar com acompanhamento médico.

Dicas para lidar com esquecimento na gravidez

Esquecer durante a gravidez é normal, porém pode ser também um grande inconveniente, atrapalhando a vida da futura mamãe.

Dessa forma, existem algumas dicas que você pode seguir para ajudar com o problema de esquecer as coisas na gravidez. Vamos ver?!

  • Anote: fazer bilhetes e pequenos lembretes, seja no celular ou em papel mesmo, é um ótimo auxílio.
  • Crie um habito: procure deixar sempre no mesmo lugar objetos como chaves, óculos e outros que usa com frequência.
  • Verbalize: Fale em voz alta as coisas que deseja lembrar pois isso ajuda a memorizá-las.
  • Agende-se: criar um calendário detalhado com as atividades e datas é ótimo também, porém, deixe-o à vista.

Lembre-se ainda que essa não é uma época para se cobrar demais ou assumir milhões de tarefas. Aquela faxina e organização no armário da cozinha pode esperar.

Use o tempo de forma consciente e que permite a você se sentir bem para minimizar o problema de esquecer as coisas na gravidez, afinal, o estresse só agrava.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você