Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Dicas de livros infantis para cada faixa etária

Dicas de livros infantis para cada faixa etária
Comunidade Materna
dez. 9 - 3 min de leitura
000

Em outra oportunidade tratamos sobre a importância da leitura para o desenvolvimento das crianças, mas sei bem que não é uma tarefa fácil encontrar livros que agradam e prendem a atenção dos pequenos e que sejam indicados para cada faixa etária.

Você sabia que grandes autores como Saramago já escreveu livros infantis e é  recomendado por educadores? Confira a seguir algumas dicas de obras separadas por faixa etária:

De 0 a 3 anos

Nessa faixa etária, além da qualidade do material, é interessante que os livros sejam de plástico (apropriados para o banho), pano e repletos de gravuras para explorar o contato. As crianças dessa faixa adoram conhecer os animais, objetos e formas. Veja alguns exemplos: 

  • Mundo do Bebê um Livro de Pano: Animais
    Autor Hinkler Books/ Editora Todo Livro  

  

  • Números - Ed. Planeta Júnior

  • Livro Sonoro: Aperte o focinho – Leãozinho - Ed. Ciranda Cultural 

  • Descubra e Aprenda: de quem são estas patas? - Ed. Ciranda Cultural

De 3 a 6 anos

Para essa idade os livros mais indicados são com imagens e textos curtos, que devem conter fantasia, humor e mistério. A reprodução de elementos no livro é indicada nessa faixa etária para a conservação da atenção e para que a criança estabeleça uma conexão entre o mundo imaginário com o mundo real. Veja alguns exemplos:

  • Rima pra Cá, Rima pra Lá
    Autor: Vários autores
    Ed. Companhia das Letrinhas 

O livro reúne 66 poemas criados por sete autores e ilustrados por oito artistas gráficos com cores alegres, rimas divertidas e inusitadas.

  • Contos de Grimm
    Autor: Wilhelm e Jacob Grimm
    Ed. Cia. das Letrinhas 


     

É uma coletânea de contos de fadas e outros contos, publicada inicialmente em 1812 por Jacob e Wilhelm Grimm (Irmãos Grimm).

 

  • Ou Isto ou Aquilo
    Autores: Cecília Meireles e ilustrações de Thaís Linhares
    Ed. Nova Fronteira Reinações de Narizinho (vol 1 e 2)
    Autor: Monteiro Lobato
    Ed. Globo 

Cantigas de ninar, cantigas de roda e trava línguas são formas de expressão muito próximas do mundo da criança. Em Ou isto ou aquilo, Cecília Meireles utiliza de forma inigualável estes e outros recursos.

  • Reinações de Narizinho (vol 1 e 2)
    Autor: Monteiro Lobato
    Ed. Globo

Emília, Pedrinho e Narizinho recebem a visita de Cinderela e da Branca de Neve e de outros personagens do País das Maravilhas.
 

  • A Casa Sonolenta
    Autor: Wood
    Ed. Ática


Numa casa sonolenta com uma cama aconchegante, todos estão sempre dormindo. As repetições no texto dão o tom sonolento, que é interrompido por uma pulguinha acordada.

 

  • Flicts
    Autor: Ziraldo
    Ed. Editora Melhoramentos

"Flicts" conta a história de uma cor "diferente", que não consegue se encaixar no arco-íris, nas bandeiras e em lugar nenhum, e que ninguém, a princípio, reconhece seu merecido valor.

  • A maior flor do mundo
    Autor: José Saramago
    Ed. Companhia das Letrinhas


    Transformando-se em personagem, o autor conta a história sobre um menino que faz nascer a maior flor do mundo. Entrando no jogo com o autor, os pequenos leitores vão saber que ninguém nunca teve nem terá esse poder. Vão saber também que a literatura é o lugar do impossível: o menino desta história faz uma simples flor dar sombra como se fosse um carvalho.

Autora deste artigo: Fabiana Gonçalves
Jornalista por formação, leitora assídua por hobby, antenada por opção e mãe por amor.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você