Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

5 dicas para a limpeza do quarto do bebê.

5 dicas para a limpeza do quarto do bebê.
Comunidade Materna
abr. 15 - 4 min de leitura
000

Ter um bebê em casa é maravilhoso! Mas também existem muitos cuidados envolvidos com o recém-chegado. Um deles é a limpeza adequada do quarto do bebê.

Um ambiente limpo é essencial para garantir a boa saúde do pequeno, além de ajudar a evitar o aparecimento de alergias, infecções respiratórias e outros problemas.

Além da limpeza que você já realiza normalmente no resto da casa, é importante tomar alguns outros cuidados. Confira a seguir 5 dicas para garantir que o quarto do seu bebê esteja sempre limpo e agradável:

1- Mantenha o ambiente arejado:

É muito importante deixar o ar circular no quarto do bebê. Nos primeiros meses de vida, principalmente, ele estará propenso a desenvolver alergias.

Por isso, sempre separe alguns momentos do dia quando o bebê não está no quarto para deixar as janelas abertas e deixar o ar se renovar. Isso evita o acúmulo de ácaros e fungos. Diminuindo o número desses alergênicos no ambiente, você também diminui a possibilidade do bebê desenvolver alergias.

2 - Use aspirador de pó:

Esqueça a vassoura por um bom tempo! O aspirador de pó retira a sujeira do quarto sem levantar poeira para o ar.

Pelo menos uma vez por semana, se possível diariamente, passe o aspirador também em cortinas, cobertas, estofados e principalmente bichinhos de pelúcia.

Na verdade, o ideal é evitar os bichinhos no quarto, já que acumulam muito pó e ácaros. Se você não abre mão deles, no entanto, atenção redobrada com a limpeza.

3 - Cuidado com os produtos de limpeza:

Tenha cuidado ao escolher os produtos de limpeza para o quarto do bebê. Esses produtos costumam ter cheiros ou perfumes muito fortes que agridem os sentidos ainda delicados do bebê. Se você puder usar produtos sem cheiro, é melhor.

Na verdade, na maioria dos casos, apenas um pano úmido é suficiente para fazer a limpeza dos móveis e chão. Se você não consegue dispensar os produtos, no entanto, tome as seguintes precauções:

  • Sempre tire o bebê do quarto na hora de limpar;
  • Mantenha o ambiente arejado e espere que o cheio suma completamente antes de trazer o bebê novamente;
  • Não use produtos agressivos como água sanitária.

4 - Troque a roupa de cama semanalmente:

É importante que a roupa de cama do berço esteja sempre limpa, e fazer a troca pelo menos uma vez por semana é o ideal. Isso porque tecidos costumam acumular muita poeira e ácaros, que só saem quando são lavados.

Aproveite a troca de cama para deixar o colchão alguns minutos no sol ou exposto a correntes de ar. Fazer isso semanalmente evita o acúmulo de alergênicos no estofado também.

Ao colocar o colchão de volta no berço, passe um pano úmido nele para garantir que não há poeira na superfície.

5 - Cuidado com animais de estimação no quarto do bebê:

Com certeza você também ama muito o seu bichinho de estimação, e pesquisas mostram que é muito saudável deixar o pequeno conviver com eles. Interagir com bichinhos de estimação fortalece o sistema imunológico e estimula o desenvolvimento motor e verbal!

No entanto, evite deixar que os animais circulem no quarto do bebê para que não haja acúmulo de pelo nos tecidos e estofados.

Organize-se para facilitar a limpeza!

Não ficar para trás na limpeza diária é mais fácil quando você monta um cronograma. Tenha um dia separado para cada grande tarefa, como aspirar os estofados e trocar as roupas de cama.

Além disso, tenha um horário do dia separado para fazer a limpeza mais leve do chão e das superfícies dos móveis e para arejar o local.

Se você tiver um lixo no quarto do bebê para descartar produtos como lenços umedecidos, não esqueça de tirar o lixo diariamente.

Com esses cuidados, você pode ter certeza de que o seu pequeno está em um ambiente saudável. Agora basta aproveitar os momentos com o novo membro da sua família!

 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você