Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Infância: Não te Apresse

Infância: Não te Apresse
Luciane Santos
jul. 5 - 4 min de leitura
010

Passam os anos e muitas coisas acontecem na nossa trajetória de vida. Quando somos  crianças, sonhamos com o que vamos ser quando crescer e o que queremos ter. Das brincadeiras em árvores, bonecas, carrinhos, casinha, banhos de chuva na rua e as histórias que contavam para nós os aniversários comemorados os amigos conquistados nessa fase, a gente nem imagina, mas muitos vão estar na nossa vida mais a diante nos acompanhando e nos ajudando a sermos quem nos tornamos.

Ah! Se soubéssemos o quanto é bom ser criança, como é bom conviver com os avós, primos, amiguinhos da rua da vizinhança... nos ensinam tantas coisas...   

Como é bom hoje lembrar dos cheiros da nossa infância... É sim infância tem cheiro, tem gosto, tem história, tem gente que nos acalma, tem o nosso reencontro com as memórias, tem as lembranças... Ah! como foi bom, como é bom abrir o baú da primeira fase do desenvolvimento humano, como ela é importante, como ela é real na nossa vida adulta. Infância é a fase mais importante da vida do ser humano é nela que construímos a nossa identidade, nossa personalidade, nossos projetos futuros.

Quando temos o colo o carinho o afeto a segurança o diálogo. Precisamos tanto dos nossos pais, cuidadores e responsáveis, que são as nossas referências, nosso porto seguro. Sim! Porto seguro, a base que nos motiva, nos encoraja, nos apoia, nos protege nos conforta com as nossas inseguranças, nossos medos.

Nos ajudam a alcançar voos altos ou baixos, são nossa base nossa estrutura, nossa raiz. Sim nossos pais, e demais são um pedaço de nós que continuaremos com as próximas gerações dar continuidade a nossa história ao nosso sistema familiar.

Ah! Infância, não te apresse não pule tuas etapas não corra antes do teu tempo, passe devagar, para que eu possa aprender a ser aquela criança que pode aproveitar cada minuto, cada tempo pertinho dos meus. Não te apresses infância, preciso absorver tudo que tu tens a me oferecer e quando eu chegar aqui onde eu estou e quem eu sou poder dizer: "Obrigada vida por me oportunizar a melhor infância que eu poderia ter, que me formou esse ser que eu sou que aprendeu nas estradas da vida a conquistar tudo o que sempre sonhou, e que sempre almejava naquela fase que foi a mais sublime e que hoje pode olhar para o seu passado e ver o quanto feliz foi e quanto feliz é por ter uma história para lembrar".

É na infância que criamos nossos princípios e valores, nossa estrada será menos árdua quando encontrarmos pedras, montanhas, lagos, pontes que nos servirão de passagem para as novas etapas no nosso desenvolvimento. É o diálogo a instrução o ensinar aos nossos pequenos, a vida vai nos apresentar muitos caminhos e teremos que fazer nossas escolhas, vamos cair, levantar, sorrir e chorar. E sabemos que todo esse processo é necessário para amadurecermos e evoluirmos na nossa jornada.

O que importa nesse processo é um só. O amor que recebemos e o amor que vamos ofertar. Infância não te apresses porque eu sempre serei aquela criança que veio ao mundo para ser feliz com suas escolhas, que veio para dar continuidade aos sonhos que um dia você plantou.  

 

Luciane Santos

Pedagoga e Terapeuta

 


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você