Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Hora de comer! Como ensinar a criança a usar o garfo

Hora de comer! Como ensinar a criança a usar o garfo
Vanessa Motta
jun. 15 - 3 min de leitura
000

Para a criança com dois anos de idade que já sabe usar a colher para comer sozinha, agora é o momento de começar à prepara-la para usar um garfo infantil.

Você pode estar se perguntando “nossa, mas não é muito cedo?”. Os dois anos é a fase em que a criança está buscando conquistar sua independência, está descobrindo e testando muitas coisas, seu filho está crescendo e cabe aos pais ensinar e deixar a criança crescer.

Com dois anos o padrão de alimentação da criança já deve ser parecido ao da família, portanto alguns alimentos são mais fáceis de serem espetados com o garfo, o que proporcionará para a criança um controle maior do que manusear alguns alimentos com a colher.

No início a criança pode achar complicado comer usando um garfo, mas com paciência e treinamento está será com certeza uma conquista para ela.

Algumas dicas para ensinar a criança comer com um garfo:

  1. Para começar, escolha um garfo feito para crianças, leve e com as pontas arredondadas. Esses são mais seguros e mais fáceis de usar com sucesso.
  2. Mostre ao seu filho como usar o garfo e em seguida incentive-o a imitar você.
  3. Comece ensinando a espetar pedaços de frutas, de queijo, frango, macarrão, evite alimentos muito pequenos, que quebram ou escorregam facilmente e quando a criança estiver com um pedaço de comida na ponta do garfo, ajude-a a levá-lo à boca.
  4. Elogie sempre que a criança conseguir levar o alimento a boca, ela ficará feliz com a conquista, lembre-se o elogio é um reforço positivo.
  5. Ensine brincando, a criança aprende muito mais do que imaginamos, para estimular a criança e ensinar como segurar um garfo, dê a ela um pratinho com macarrão cru e deixe-a alimentar seu ursinho ou boneca, deixe a criança praticar alimentando seus brinquedos (o macarrão de gravatinha e rodinha tem formatos divertidos, mas fique de olho para a criança não comer o macarrão).
  6. Uma atividade bacana é mostrar como apanhar ervilhas na ponta do garfo, uma de cada vez e fazer um montinho delas no prato, ou ver quantas ervilhas a criança consegue espetar no garfo.
  7. Escolha um garfo do personagem favorito do seu filho para incentivar o uso do utensílio ou leve-o com você e dê as opções para que ele possa escolher o seu garfo na hora da compra.

Colheres são ótimas para pegar alimentos macios como um purê de batata ou um iogurte, com o garfo será bem mais fácil para a criança comer alimentos mais firmes que podem escorregar com facilidade da colher.

Mirar alimentos e espetá-los exige prática e quanto mais a criança praticar, mais capacitada ela estará para segurar a comida no garfo e levá-la até a boca. Aprender a comer sozinho é muito importante para o crescimento além de incentivar a independência da criança.

Confira abaixo algumas sugestões de garfos infantis indicados para as crianças à partir de dois anos:


Kit talher estrelinha - Buba

Kit talher inox Nuk


Kit talheres zoo Skip Hope

 

Beijos e até a próxima!

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você