Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Higiene Nasal pode trazer muitos benefícios ao bebê

Higiene Nasal pode trazer muitos benefícios ao bebê
Comunidade Materna
ago. 12 - 5 min de leitura
000

Você sabia que a higiene nasal deve ser feita diariamente e não apenas quando o bebê está gripado? Pode parecer exagero, mas os pediatras confirmam: feita diariamente, a higiene nasal traz inúmeros benefícios para o seu bebê.

A higiene nasal é um procedimento muito simples de ser realizado. Feita da maneira correta, ela não tem nenhum efeito colateral para o bebê. Ou seja, seu filho só tem a ganhar.

Vamos falar sobre como fazer a higiene nasal, tirar algumas dúvidas e explicar quais são os benefícios de realizá-la diariamente. Basta continuar lendo para aprender como cuidar bem da respiração do seu bebê. Vamos lá?

O que é higiene nasal?

Para manter nossa respiração livre, frequentemente assoamos e limpamos as cavidades nasais. No entanto, o bebê ainda não sabe como assoar o nariz. Isso pode causar um imenso desconforto para os pequenos, especialmente quando estão resfriados.

Mesmo no dia a dia, o acúmulo de muco pode atrapalhar a respiração, causar desconforto e até mesmo facilitar infecções respiratórias. A obstrução das vias nasais pode atrapalhar o sono do bebê, deixá-lo mais agitado e até mesmo afetar o paladar.

É por isso que a higiene nasal é tão importante. O processo consiste em limpar o nariz do bebê com soro fisiológico, e deve ser feito diariamente.

Como é feita a higiene nasal?

É muito simples. Você pode fazer a higiene nasal utilizando uma seringa ou um conta-gotas. Basta aplicar o soro na cavidade nasal do bebê e utilizar um aspirador nasal para remover o muco.

O processo é completamente seguro e você pode pedir orientações ao seu pediatra se estiver com dúvidas. Em geral, é mais fácil fazer a limpeza com o conta-gotas e o aspirador nasal. Isso porque muitas mães ficam inseguras ao usar o jato de soro com a seringa. Mas não há com o que se preocupar.

Basta seguir essas dicas para garantir que a higiene seja feita da maneira correta:

  • A limpeza nasal pode ser feita a partir de qualquer idade. Na verdade, pediatras recomendam que seja feita “desde sempre”, então você não precisa se preocupar com a idade do bebê.
  • O processo deve ser feito de 2 a 6 vezes por dia. O ideal é que você limpe o nariz do bebê pelo menos uma vez de manhã e uma antes de dormir. Se o tempo estiver muito seco, no entanto, é recomendado que aumente a frequência de limpezas por dia.
  • Mantenha o bebê sentado ao realizar a higiene nasal. Principalmente se usar a seringa, pois o jato pode se direcionar ao canal auditivo quando o bebê está deitado.
  • Use sempre soro fisiológico puro. Existem versões com conservantes que podem irritar a cavidade nasal do bebê. Nunca use água para a higiene nasal, pois ela contém várias impurezas que podem causar infecções.
  • Armazene o soro fisiológico na geladeira, mas certifique-se de que ele está em temperatura ambiente para fazer a higiene nasal. Nunca utilize soro gelado no procedimento.

Quais são os benefícios de fazer a higiene nasal diariamente?

Agora que você já entende como fazer a higiene nasal do seu bebê, vamos falar sobre os benefícios de fazer isso todos os dias.

Muitas coisas no ambiente são agressivas as narinas dos bebês. O tempo muito seco ou quente pode causar machucados e rachaduras. A poluição das cidades também é um perigo, podendo causar infecções, doenças respiratórias e alergias. Além disso ainda temos poeiras, pólen, pelos de animais e inúmeras outras impurezas no ar.

Por isso é tão importante que a higiene nasal seja feita diariamente. Além de trazer muito mais conforto para o bebê, que vai respirar mais livremente e com as narinas mais hidratadas, o processo previne diversas doenças.

Confira a seguir uma lista com todos os benefícios de fazer a higiene nasal diariamente:

  • Desentope o nariz do bebê, melhorando a respiração
  • Possibilita sono mais tranquilo
  • Hidrata a cavidade nasal, reduzindo riscos de machucados
  • Melhora o olfato e o paladar do bebê
  • Elimina o muco e impurezas
  • Evita inflamações respiratórias
  • Diminui o surgimento de alergias
  • Auxilia no tratamento de rinites alérgicas, rinossinusites e tosses
  • Evita o prolongamento de gripes e resfriados

Você imaginava que um procedimento tão simples pudesse trazer tantos benefícios? Agora que você já sabe o quão importante é fazer diariamente a higiene nasal do seu bebê, basta começar.

 

 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você