Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Higiene Nasal para Crianças

Higiene Nasal para Crianças
Comunidade Materna
jul. 22 - 5 min de leitura
000

 

O nariz entupido é um problema muito maior para os bebês do que para adultos. Os pequenos ainda não aprenderam a respirar pela boca, e muito menos como assoar o nariz.

Com a respiração pelo nariz obstruída, fica difícil sugar o leite materno ou o bico da mamadeira deixando o bebê cansado e agitado durante a amamentação. Além disso, a respiração mais trabalhosa e a diminuição da umidade na cavidade nasal traz riscos para a saúde e atrapalha o sono dos pequenos.

Mas o que podemos fazer por eles?

recomendação dos pediatras é que seja realizada com frequência a higiene nasal, que consiste em utilizar soro fisiológico para desobstruir as vias respiratórias e ainda trazer vários outros benefícios para os bebês e crianças.

A limpeza nasal também hidrata, evitando infecções e alergias. O processo deve ser realizado pelo menos duas vezes por dia, ou seja, uma vez ao acordar e uma antes de dormir.

Havendo a necessidade, em casos de congestionamento, resfriados ou clima muito seco por exemplo, a higienização pode ser feita mais vezes. Não há um limite para o número de limpezas por dia, mas a maioria dos bebês não precisa de mais de seis.

É importante, no entanto, que a higiene nasal seja realizada diariamente. A criança não precisa estar doente para que a higiene nasal apresente benefícios, em especial se você mora em uma cidade onde o clima é seco ou a poluição é elevada.

Não há idade mínima para a higienização nasal, podendo ser feita a partir do nascimento. Bebês menores precisarão de menos soro e menos aplicações diárias, mas não há nenhum risco para eles, apenas benefícios.

Como fazer a Limpeza Nasal em Bebês?

A limpeza deve ser realizada sempre com soro fisiológico (cloreto de sódio a 0,9%), já que a água pode conter impurezas e nutrientes que causam irritação na mucosa nasal.

Importante: Alguns soros fisiológicos contém conservantes, que podem ser agressivos para o corpo delicado do bebê. Prefira, portanto, o soro fisiológico puro. Se for armazenar o soro em casa, mantenha o vidro na geladeira.

O soro deve ser aplicado com um conta-gotas, e precisa estar em temperatura ambiente. A quantidade de soro a ser usada varia, você pode começar com meio conta-gotas e aumentar a quantidade se necessário.

Após a aplicação do soro, pode ser usado o sugador nasal para auxiliar na retirada da secreção.

Sugador Nasal

sugador nasal é feito de silicone e funciona a base de sucção, auxiliando na retirada do muco que foi desprendido da cavidade nasal pelo soro. O sugador pode ser adquirido em farmácias ou lojas para bebês.

Importante: Sempre procure produtos específicos para a faixa etária do seu bebê.

Para usar o sugador, basta posicionar a ponta de silicone na borda do nariz da criança e cuidadosamente fazer a sucção na outra ponta do sugador .

Esse método é ideal para quem tem receio de realizar a higienização com seringa, que também é segura, mas exige um pouco mais de prática e precisa ser feita de modo correto para não apresentar riscos para a criança.

Caso seu pediatra tenha sugerido a higienização com seringa, peças instruções detalhadas. Se ainda assim não se sentir confiante, utilize o conta-gotas e o sugador nasal.

Se for realizar a limpeza com seringa, certifique-se de que a criança permaneça sentada, com a cabeça levemente reclinada para frente. Com crianças um pouco mais velhas, pode-se ensiná-la a dizer “Ahhh” enquanto a aplicação com seringa é feita para diminuição do desconforto.

Em nenhum caso é recomendado o uso de haste flexível de algodão para a higienização nasal da criança, pois a haste empurra as secreções ao oposto de retirá-las. Além disso, em bebês muito pequenos, a espessura do algodão é maior do que a do orifício nasal, podendo causar lesões na mucosa e deixar para trás pedaços de algodão que podem dificultar a respiração e facilitar infecções.

Benefícios da Higiene Nasal para Crianças

Além de ter sua função imediata de desentupir o nariz do bebê, a higiene nasal realizada diariamente apresenta enormes benefícios a longo prazo.

Auxilia na hidratação, aliviando o ressecamento da mucosa nasal e reduz a obstrução da respiração, promovendo melhor olfato, paladar e um sono mais tranquilo trazido por respirações mais profundas e relaxantes.

A Higiene Nasal pode até mesmo ajudar na prevenção de doenças, eliminando muco que pode promover infecções respiratórias, prevenindo o surgimento de alergias e auxiliando o tratamento de rinossinusites, tosses e rinites alérgicas, além de evitar o prolongamento de gripes e resfriados.

 

Abraços,
Amanda R. Comicio

 

Bio: Amanda R. Comicio é redatora e educadora, e está finalizando sua graduação em Psicologia pela FMU.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você