Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Fisioterapia respiratória: Quando ela é indicada?

Fisioterapia respiratória: Quando ela é indicada?
Comunidade Materna
jul. 23 - 2 min de leitura
000

São inúmeros os motivos que sujeitam bebês e crianças à problemas respiratórios, como: poluição, mudanças drásticas de temperatura, tempo seco... Por conta disso, a fisioterapia respiratória tem sido cada vez mais indicada.

Quais são os quadros em que a a fisioterapia respiratória é indicada?                         

A fisioterapia respiratória é indicada para o tratamento de problemas respiratórios de recém nascidos, bebês e crianças. Nela, são aplicados um conjunto de técnicas terapêuticas manuais, visando a recuperação da função respiratória, por meio da drenagem de secreções. As técnicas usadas, durante o tratamento, objetivam mobilizar e expulsar essas secreções, proporcionando melhora e, até mesmo, eliminação dos sintomas. 

Quais são os quadros tratados com a fisioterapia respiratória?

As infecções respiratórias, normalmente, ocasionam a produção de secreções em maior quantidade do que o usual. Estas secreções obstruem o transporte de oxigênio impactando sensivelmente a rotina e bem-estar das crianças.                                          

A fisioterapia respiratória auxilia no tratamento de quadros de obstrução nasal, tosse, chiado, acúmulo de secreções e dificuldade em expeli-las. Estes quadros, muitas vezes, vêm acompanhado de febre, alteração do apetite (a criança pode perder ou diminuir a fome), cansaço, apatia e alteração do sono.

Quem é habilitado a realizar técnicas de fisioterapia respiratória?                              

Os fisioterapeutas, com formação específica em fisioterapia respiratória, são os profissionais habilitados para a realização do tratamento.

Os bebês e crianças sentem dor durante a fisioterapia respiratória?                           

As manobras não produzem dor e o profissional lançará mão das estratégias que considerar mais adequadas, de acordo com o quadro de cada criança/bebê.

 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você