Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Fique atento as doenças típicas do verão

Fique atento as doenças típicas do verão
Comunidade Materna
dez. 17 - 3 min de leitura
000

 

Saiba quais as doenças de verão mais comuns que afetam as crianças:

Dia 21 de dezembro começa oficialmente o verão e com ele chega o período de muito calor, sol, férias, piscina, praia e viagem. Mas não são só coisas boas que a estação traz, ela também favorece o surgimento de doenças típicas das altas temperaturas como diarreia, brotoejas, dengue,  insolação, conjuntivite, otite e micose.

Mas não se assuste! Com cuidados especiais e simples, é possível prevenir todas essas doenças e evitar que a diversão termine no hospital. Veja como preveni-las e tratá-las:

  • Diarreia

Normalmente é causada por bactérias presentes em alimentos ou na água. Por isso, é extremamente importante avaliar os alimentos que são oferecidos as crianças na praia, clube e em outros lugares que fogem da rotina da família. Segundo pediatras, os pequenos não devem comer salgadinhos, peixes ou camarões vendidos nesses locais, já que não é possível avaliar como foi realizado o modo de preparo.  Procure preparar os lanches leves e saudáveis em casa.

  • Brotoejas

As brotoejas são bolinhas vermelhas que aparecem na pele devido ao excesso de suor provocado pelo calor. Para evitá-las, mantenha as crianças com roupas leves e secas. A irritação some com o tempo, mas você pode utilizar pasta d’água para diminuir a coceira.  Qualquer dúvida, consulte o pediatra para tranquilizar.

  • Dengue

O vírus da Dengue pode ser transmitido pela picada da fêmea do Aedes aegypti, um mosquito diurno que se multiplica em água parada e também afeta as crianças. Os sintomas são febre alta e dores de cabeça e no corpo, que podem ser confundidos com os da gripe, por isso, é importante ficar atento. Para tratar, procure o hospital mais próximo. Para prevenir, verifique se no local onde a sua família ficará hospedada não possui possíveis focos de água parada, local ideal para a proliferação do mosquito.

  • Insolação

Costuma causar mal estar, dores de cabeça, náuseas e tontura. Para prevenir, é necessário evitar sair sob o sol, entre as 10:00 e 16:00 horas, e nunca se esquecer de passar o filtro solar.

  • Conjuntivite

Engana-se quem acha que a Conjuntivite é uma doença que aparece apenas no inverno. Ela deixa os olhos vermelhos, inflamados e, em alguns casos, pode causar a liberação de pus. Se notar esses sintomas, procure um médico especialista e, até ter uma receita médica para comprar os medicamentos corretos, faça compressas de água gelada.

  • Otite

A otite pode ser causada por fungos ou bactérias e costuma provocar zumbido e dor intensa. Deixar as crianças por muito tempo mergulhadas na água, é o causa da doença. Notou alguns dos sintomas, não use haste flexível, ou qualquer outro tipo de objeto. Consultar um médico sempre será a melhor solução!

  • Micose

As micoses são infecções de pele causadas por fungos. Para prevenir, sempre que as crianças saíram do mar ou da piscina, troque as roupas e seque bem as partes mais propensas a umidade como o pescoço e os pés. 

 

Autora deste artigo: Fabiana Gonçalves
Jornalista por formação, leitora assídua por hobby, antenada por opção e mãe por amor.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você