Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Estresse pode atrapalhar a fertilidade?

Estresse pode atrapalhar a fertilidade?
Comunidade Materna
mar. 22 - 3 min de leitura
000

Um estado de tensão constante, o famoso estresse, pode atrapalhar a fertilidade da mulher, ninguém consegue viver bem quando esta a ponto de explodir.

Segundo pesquisadores da Universidade de Oxford na Inglaterra, a tensão está por trás do insucesso de mais de 200 mulheres analisadas (entre 18 e 40 anos) para engravidar. Quando o organismo esta sob o estado de estresse passa a liberar grandes doses de um hormônio chamado alfa-amilase (é um tipo de adrenalina que diminui a produção de progesterona que é o hormônio responsável pelo ciclo menstrual e pelas transformações no organismo durante a gravidez). Sem a progesterona as chances de o embrião se implantar no útero diminuem.

Alguns especialistas também acusam o cortisol (hormônio típico dos momentos de nervosismo) de atrasar o sonho da maternidade. No caso do cortisol a mulher tem dificuldade para desenvolver e liberar o óvulo, o cortisol impediria a comunicação entre espermatozoide e óvulo. Esse hormônio atrapalha o momento da fertilização, quando o gameta masculino caminha pelas trompas de falópio, fazendo com que ele não reconheça sua célula alvo. Vale lembrar que somente o cortisol não é obstáculo para o propósito de ter filhos, mas pode ser prejudicial à reprodução se estiver muito elevado ou abaixo do ideal (tanto para mulher como para o homem).

Leia também: Exames para testar a fertilidade do casal

Ao contrário das mulheres, são baixos os níveis de cortisol nos homens, quando isso acontece, os estímulos cerebrais que fazem os testículos produzirem os espermatozoides diminui, fazendo com que o homem produza as células reprodutoras em menor quantidade.

Muitos casos de infertilidade são frutos do nervosismo criado pela angústia e frustração diante de uma barriga que nunca cresce.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o prazo médio para o casal ser considerado infértil é de um ano. Um casal sexualmente ativo e que não usa nenhum método contraceptivo tem 18% de chances de engravidar a cada ciclo ovulatório.  Espera-se que em um período de 12 meses, 85% dos casais tenham conseguido gerar um filho. Sendo assim um casal fértil, teoricamente pode levar de 14 a 16 meses para realizar o sonho de ser pai e mãe.

A dificuldade de engravidar não é um problema sem solução, é preciso acalmar os nervos que estão à flor da pele, entender que sua vida tem sido prejudicada por uma constante agitação, é preciso diminuir o ritmo de trabalho, pratique atividades relaxante como ioga, por exemplo, inicie uma boa leitura, mude seus hábitos, cuide de você, assuma um novo estilo de vida!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você