Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Escola de pais

Escola de pais
Dani Nalini
mar. 17 - 3 min de leitura
000

Tivemos a oportunidade de assistir a palestra: “Escola de Pais”, com Marcos Piangers. Foi incrível tudo que ouvimos ali, eu e meu marido.

Tudo que diz respeito a filhos traz uma emoção enorme; e lá, várias lágrimas rolaram. Piangers falou de vida real, da importância de estarmos perto e “com” nossos filhos, de participar da rotina deles.

Geralmente vivemos no piloto automático, cumprindo as obrigações diárias e esquecemos de aproveitar e curtir cada momento com eles...

Infelizmente, a realidade da família atual é assim: cada um no seu mundinho, um no celular, outro na TV, outro no IPad...

Você já parou para pensar em quanto tempo perdemos no celular e como isso vicia mesmo?

Essa foi uma das citações na palestra e que me fez refletir sobre o tempo, que passa rápido demais e os filhos crescem. “Ontem” nosso filho nasceu e num piscar de olhos já está com 9 anos...depois veio nossa filha, o bebezinho da casa, mas novamente pisquei e ela já está com quase 6 anos.... Gente! Tecnologia teremos para sempre, a infância deles não...

Essa frase tenho falado bastante aqui em casa:
“Filho, filha vão brincar! A tecnologia vocês vão ter pra sempre, mas o tempo de brincar é agora!”

É lamentável chegarmos ao ponto de ter que “mandar a criança ir brincar”. No meu tempo era o contrário, não queríamos parar de brincar!

Aí vem as dúvidas de toda mãe: Será que estou errando? Onde errei? Será que estou no caminho certo? Quem é mãe ou pai, sabe que essas perguntas nos perseguem.

Quando deixamos a tecnologia de lado, as crianças voltam a ser crianças. Não é fácil tirar, mas quando conseguimos sentimos a diferença.

Somos espelho para nossos filhos, eles nos copiam. Temos que mudar, para que eles mudem. Temos que ser gentis, para que eles sejam. Temos que amar para que eles amem...

Mas sabemos que não é tão simples assim, estamos o tempo todo ligado nas telas, e exigindo que eles saiam disso.

Educar um filho é um trabalho diário. São sementes que plantamos para colher só lá na frente. Estar com eles, participar, escutar o que eles têm a dizer, conversar, orientar, acolher, abraçar...

Presença é o melhor presente que podemos dar a eles todos os dias. É a única coisa que eles vão lembrar quando forem adultos. E os tornará “adultos seguros”.

Para eles hoje somos os heróis, as pessoas mais admiradas. Somos exemplos! Então como diz Piangers: “Seja o Herói que seu filho acredita que você é!”

Ter um filho é transformador! Nasce um bebê, nasce uma mãe, uma nova mulher. E no segundo filho, nascemos novamente outra pessoa, um pouco mais experiente, diferente daquela primeira. E no terceiro, quarto...acredito que seja assim também. É o amadurecimento, a transformação que os filhos e a vida nos trazem.

Mesmo com tantos desafios, é incrível mergulhar nessa transformação: sermos cada dia melhores! Por eles, por nossos filhos!

Deixo aqui minha gratidão à Escola de Pais, a Marcos Piangers por trazer tanta reflexão.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você