Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Por que o bebê leva tudo à boca?

Por que o bebê leva tudo à boca?
Comunidade Materna
abr. 30 - 6 min de leitura
000

Você sabia que todos os bebês passam por essa fase e ela é necessária para o desenvolvimento da criança? Sendo assim, os pais não devem impedi-la. É importante apenas monitorar esse comportamento para que o bebê não coloque objetos perigosos na boca.

E por que isso acontece? Vamos entender a importância da fase que preocupa tantos pais: por que o bebê leva tudo à boca.

Desde o nascimento, necessidade e gratificação ficam concentradas predominantemente em volta dos lábios, língua e, um pouco mais tarde, dos dentes do bebê. A pulsão básica do bebê não é social ou interpessoal, é apenas receber alimento para atenuar as tensões de fome e sede.

Enquanto é alimentada, a criança é também confortada, acalentada e acariciada. No início, ela associa prazer e redução da tensão ao processo de alimentação. É a chamada Fase Oral da criança, que se inicia desde quando o bebê nasce e perdura até os dois aninhos de idade.

Recomendações

Nessa fase, os pais não precisam se preocupar com isso, a não ser, óbvio, com objetos perigosos e que correm o risco de serem engolidos. Cabe aos pais vigiarem e não deixar qualquer objeto pequeno ou que possa machucar, ao alcance dos pequenos. Portanto, ofereça objetos macios, limpos e que não tragam riscos ao bebê.

Na fase oral, a boca significa muito mais do que a entrada por onde a criança ingere os alimentos, porque é pela boca que o bebê começa a conhecer o mundo. Inclusive, a boca é o centro das maiores melhores experiências nos primeiros meses de vida. Por isso, o bebê começa a colocar as mãozinhas na boca, os dedos, pés e os brinquedinhos que você coloca nas mãozinhas dele. E isso é tão importante para ele! 

A fase oral do bebê

Nesta fase, o que está em destaque é o que os pediatras chamam de zona erógena bucal. O prazer da sucção ocorre independente das necessidades alimentares, pois o bebê não tem noção de um mundo exterior diferenciado dele, como a mãe, por exemplo, que é compreendida como extensão do seu corpo. É por isso que o bebê gosta tanto de brincar com o bico do seio ou com a mamadeira mesmo quando já não mais quer o alimento. É prazeroso para ele e importante, como já vimos aqui.

Se a mãe, nesse momento, conversa com seu bebê, sorri pra ele, o acaricia, ele construirá a ideia de que existe algo fora do seu mundo interno, que não é ele, mas que ele também pode amar. Assim, mais à frente o bebê conseguirá suportar um pouco mais o tempo de espera quando tem fome, a demora do peito ou da mamadeira chegar.

Além disso, quando mais tarde aparece a dentição, a criança passa a morder tudo o que leva à boca, inclusive o seio da mãe, se ela ainda estiver amamentando. É através do ato de morder que a criança experimenta suas primeiras pulsões agressivas. Sendo assim, é importante não associar esse momento ao momento de não amamentar mais, porque a pulsão agressiva é importante na constituição e no desenvolvimento da criança. 

Reprimir ou impedir que a criança use a boca como conhecimento do mundo pode até causar um efeito contrário, prolongando a fase de experimentação oral. E não se preocupe! Essa fase normalmente desaparece naturalmente até os dois anos de idade.

É possível prevenir acidentes!

É natural que a mãe e o pai fiquem apreensivos com o que a criança está colocando na boca. Afinal, todos nós já ouvimos alguma história sobre o filho de um amigo que engasgou com um carrinho ou que tenha engolido uma moeda.

É possível e super importante prevenir os acidentes, até mesmo porque, até os 5 anos, não se pode confiar 100% no senso de segurança das crianças, segundo os pediatras. Então, é imprescindível organizar a casa de forma segura e tirar do alcance da criança todos os objetos perigosos. 

O que você precisa deixar longe do seu filho?

Deixe a criança longe de objetos pequenos, as chances de engolir algo pequeno é muito grande!

São vários objetos: tampas de caneta, peças de montar, moedas ou até mesmo pequenos pedaços de giz são coisas que podem parar no estômago do seu pequeno. Mas engolir nem é a pior parte – os objetos geralmente acabam eliminados nas fezes. O problema maior é se um desses itens cair no trato respiratório do bebê. Eles podem prejudicar a respiração e será preciso uma cirurgia para retirá-los. No caso de brinquedos, escolha aqueles adequados para a faixa etária do seu filho. Leia as embalagens, pois elas sempre trazem orientações a respeito disso.

Tenha cuidado com objetos pontiagudos ou com cantos afiados

Tenha precaução e cuidado redobrado com chaves, lápis apontados, caixas com cantos pontudos... Podem até ser objetos grandes, que seu filho não vai engolir, mas eles podem machucar o rosto, os lábios e a gengiva.

Objetos tóxicos… Você já deve saber, mas é válido ler algumas dicas importantes!

São coisas aparentemente “bobas”, mas, às vezes, na correria do dia a dia, esquecemos a bateria do seu celular pela casa afora, do seu tablet e a pilha do controle remoto, que parecem inofensivos, não é mesmo?

As mães nunca se lembram de que os filhos crescem e nos esquecemos de remédios e produtos de limpeza em lugares pouco confiáveis.

Crianças com 4 aninhos, já começam a procurar algum lugar para subir e, se elas já têm altura para alcançar… o problema já está formado.

As caixas de bebidas e de remédios, as cores, acabam chamando a atenção das crianças, portanto evite colocar esses produtos em garrafas de refrigerante ou em recipientes próprios para armazenar alimentos. Isso evita que as crianças se confundam.

O ideal é que esses materiais fiquem trancados no alto dos armários, completamente fora do alcance das crianças.

Não há problema algum na fase em que a criança leva tudo à boca, só é preciso ter alguns cuidados. Curta essa fase do seu bebê!

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você