Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Ensinando a escovar os dentes

Ensinando a escovar os dentes
Comunidade Materna
ago. 20 - 6 min de leitura
000

Ensinar as crianças como escovar os dentes exige paciência e muita criatividade, mas por mais trabalhosa que a tarefa se revele, você precisa insistir nela. "A partir dos dois anos, são criados os costumes que vão perdurar por toda a vida, os pais não podem se deixar vencer por uma birra ou uma crise de choro", afirma a odontopediatra antroposófica Carmem Silvia Patriani de Carvalho, especializada em psicologia. Até porque, com um pouco de insistência, a dificuldade vai acabar se transformando em motivo de festa e todo mundo vai se divertir na hora de ir para a pia em frente do espelho. Se você não vê a hora de atingir essa fase, veja as dicas dos especialistas para fazer com que a molecada até peça para escovar os dentes. 

 

Lição 1: O exemplo dos pais

Um dos passos mais importantes para estimular as crianças a escovar os dentes é o próprio exemplo dos pais. O dentista Marcos Moura, presidente da Associação Brasileira de Halitose (ABHA), defende que é muito mais fácil para a criança entender que a escovação faz parte dos hábitos saudáveis quando ela cresce em um ambiente em que a família, logo após as refeições, escova os dentes, usa o fio dental e higieniza a língua. Afinal, porque ela precisa passar a fita dental se o papai e a mamãe não usam? Os pais são um espelho para os filhos na maioria das situações, dê exemplo.

 

Lição 2: Um momento família

Como as crianças copiam a postura dos adultos, fazer da escovação um momento divertido pode funcionar muito bem. A dentista infantil antroposófica Carmem Silvia sugere que pais escovam os dentes junto dos filhos, ao sair da cama e antes de se deitar. "Vale a criança escovar os dentes dos pais e vice-versa, o importante é demonstrar prazer pela escovação." Nessa hora, os pais devem aproveitar para checar se a criança está escovando os dentes de forma correta e fazer correções quanto a força (a gengiva infantil é muito sensível e pede movimentos delicados para não sangrar) e sentido dos movimentos da escova (circulares ao fundo e sobe-desce nos dentes da frente). 

 

Lição 3: O ambiente adequado

Você já colocou seu filho de pé sobre o vaso sanitário para ele alcançar a pia do banheiro? Se fez isso, melhor não repetir. De acordo com a odontopediatra Carmem Silvia, é fundamental criar um ambiente seguro para a escovação infantil. "Já atendi vários casos em que a criança não gostava de escovar os dentes simplesmente porque tinha medo de cair ou porque já se machucou durante a tentativa de alcançar a torneira". Não estamos falando para você construir um novo banheiro, mas apenas para oferecer condições adequadas: em vez de colocar o seu filho em cima do vaso sanitário, ofereça um banquinho firme. Outra opção é usar um copinho com água para a criança poder enxaguar a boca em vez de se esticar na pia para alcançar torneira. 

 

Lição 4: De igual para igual

Os pais precisam ser firmes com as crianças, mas isso não significa irritação ou voz alta. "Se for o caso, abaixe para conversar na mesma altura dele", afirma a odonpediatra. Para a especialista, é preciso explicar de forma carinhosa aos filhos que eles necessitam escovar os dentes e comentar os benefícios imediatos da higienização (gostinho bom na boca e dentes mais brancos) sem deixar de mencionar a prevenção às cáries. 

 

Lição 5: Incentive oferecendo atenção

Participe das atividades que o seu filho tem prazer. Uma boa tática também é incentivar as crianças com mecanismos de compensação, como prometer brincar com ela, contar uma história ou ouvir uma música depois de escovar os dentes. A disposição calorosa e firme mostra que a tarefa é importante para vocês todos e estimula a criança a cooperar. Só não vale deixar para cumprir a promessa mais tarde ou seu filho pode perder a confiança no que você diz. 

 

Lição 6: Nunca ameace ou crie medos

Assustar as crianças não é uma boa saída, ela pode criar traumas que irão atrapalhar para a saúde bucal dela. O monstro das cáries é uma brincadeira de péssimo gosto, segundo o dentista Marcos Moura, presidente da ABHA. Além do fantasma do bichinho das cáries, muitos pais usam o dentista como uma figura má que tem um motorzinho capaz de torturar crianças desobedientes. "Falar para a criança que vai levá-la ao dentista para tomar injeção é um erro, a cadeira de dentista é para tratar os dentes e deixar o sorriso mais saudável, e não um local de tortura", afirma o presidente da ABHA.  

 

Lição 7: consultar um profissional

Vá ao dentista com o seu filho e sente-se na cadeira com naturalidade, isso ajuda a combater qualquer tipo de medo. Se possível, leve seu filho a um consultório odontológico infantil-normalmente, eles são adaptados com um cenário agradável para a criança, colorido, com pia pequenininha, espelho e vários brinquedos educativos. "Na consulta, aproveite para tirar dúvidas e aprender como fazer e monitorar a limpeza bucal infantil", afirma a odontopediatra Carmem Silvia. No consultório, os odontopediatras ensinam as crianças a escovarem os dentes em frente ao espelho. 

 

Lição 8: Fazer da rotina um ritual

Criar um ritual para o hábito de escovar o dente é excelente. Existem pais que compram até fantasias para incentivar as crianças a ter prazer pelo momento da escovação, uma espécie de "operação contra as cáries", quando personagens entram em ação para fazer a limpeza bucal. A brincadeira pode ir muito além, com alguns artifícios como escovas de dente coloridas, que piscam ou apresentam desenho de personagens. "A música e os livros de historinhas específicos sobre a saúde bucal também são grandes aliados", afirma a odontopediatra Carmem Silvia.

 Fonte: Minha Vida


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você