Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Endometriose causa infertilidade?

Endometriose causa infertilidade?
Comunidade Materna
mar. 22 - 2 min de leitura
000

A dificuldade para ter filhos pode acontecer por uma série de motivos e a endometriose é um deles. Considerada hoje uma das principais causas da infertilidade, o endométrio é a mucosa que reveste a camada interna do útero, sensível às alterações do ciclo menstrual, na endometriose essa mucosa se forma em outras partes do corpo.

A endometriose causa uma alteração hormonal, fazendo com que a mulher ovule menos. As trompas, que ligam o ovário ao útero tendem a grudar em outros órgãos e ficar estático o que dificulta a chegada dos óvulos, mesmo quando o óvulo é fecundado e chega ao útero, ele tem dificuldade para se fixar na parede do útero.

Causas da endometriose

As causas da endometriose ainda não estão bem estabelecidas. Uma das hipóteses é que parte do sangue reflua através das trompas durante a menstruação e se deposite em outros órgãos. Outra hipótese é que a causa seja genética e esteja relacionada com possíveis deficiências do sistema imunológico.

Um exame chamado histeroscopia é capaz de identificar a doença, ele permite ver dentro do útero e é capaz de identificar outros problemas como o mioma e o pólipo.

Leia também: Exames para testar a fertilidade do casal

Quando o endométrio é formado dentro do útero em mulheres que não tem a doença ele é expelido automaticamente a cada menstruação, esse processo de eliminação pode ser acompanhado de dor, a famosa cólica.

Em mulheres que tem a endometriose, a doença pode ser resolvida através de uma cirurgia que se chama laparoscopia, que também é indicada para quem tem trompas obstruídas ou aderências intestinais que atrapalhem a fecundação.

Cuidado com a cólica, ela deixa de ser normal quando impossibilita a mulher de fazer suas atividades normais ou quando dura mais que três dias, procure um médico ela pode ser sinal de algum problema.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você