Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Educação alimentar começa em casa!

Educação alimentar começa em casa!
Comunidade Materna
jun. 28 - 3 min de leitura
000

A alimentação é para alguns pais motivo de preocupação, ou porque a criança não come nada ou come demais. A educação alimentar se desenvolve nos primeiros anos de vida e devemos ter em mente que nossos filhos são nossos reflexos, portanto dar o exemplo é obrigação dos pais.

Quando as orientações iniciam nesta fase da vida elas tendem a permanecer na adolescência, “se dentro de casa a alimentação for adequada, com o exemplo dos pais, a criança tem mais consciência, pois o cenário permite maior autonomia por parte dos filhos”, explica a nutricionista Flávia Adriane Borges.

O que não falta à criança é a curiosidade e o desejo de explorar e experimentar o novo, a dica é as deixar experimentarem uma variedade de frutas, legumes e verduras e ter sempre opções de alimentos saudáveis de um mesmo grupo para que a criança escolha sem abrir mão daquele tipo de alimento.

Vale lembrar que quando a criança sentir vontade de comer sozinha deve ser incentivado para que comece a adquirir sua independência e de que nada adianta oferecer um alimento ao seu filho e demonstrar que você não gosta.

A alimentação deve ser feita em um ambiente agradável sem maiores distrações como, por exemplo, a TV. É importante que os pais comam junto com a criança e não fazer diferença entre o que os pais e crianças comem.

Dicas para incentivar bons hábitos a alimentação do seu filho:

  • O café da manhã é uma refeição muito importante, ofereça ao seu filho para que se torne um hábito. Pular essa refeição fará com que a criança sinta fome mais tarde e acabe comendo algo que não deveria no intervalo, tirando a fome para o almoço.
  • Jamais use comida como recompensa. Prometer sobremesas se a criança não comer vegetais é a mesma coisa que dizer que os vegetais valem menos do que os doces.
  • Procure variar o cardápio.
  • Crianças em idade escolar são mais ativas e perdem muito liquido. Ofereça água ou sucos naturais independente do lanche oferecido.
  • Fique atenta a quantidade e porções dos alimentos. Ela deve ser suficiente para saciar a fome.

Escolha um dia da semana para as guloseimas. Mas lembre-se: ela deve ser sempre uma porção pequena.

E por último, aproveitem o momento em família, as refeições também são momentos de união!

Beijos e Até!
Vanessa Motta

 

**Artigo escrito pela mamãe Vanessa Motta com a orientação da profissional 
Drª Flávia Borges- Nutricionista


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você