Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

É possível descobrir o sexo do bebê pelos batimentos cardíacos?

É possível descobrir o sexo do bebê pelos batimentos cardíacos?
Comunidade Materna
mai. 24 - 4 min de leitura
000

Atualmente, tem se espalhado na internet a informação de que é possível determinar o sexo do bebê através dos batimentos cardíacos. Quando você fizer o ultrassom, a partir da sexta semana de gravidez, já é possível ouvir os batimentos cardíacos do bebê. Nesse momento, no entanto, ele ainda é muito pequeno e o som é rudimentar. Conforme forem passando as semanas, os batimentos ficarão cada vez mais fortes e regulares. 

A ansiedade para saber o sexo do bebê é enorme em algumas mães. Alguns sites têm difundido uma nova maneira de descobrir. Supostamente, batimentos acima de 150bpm indicariam uma menina, enquanto batimentos abaixo disso indicariam um menino. 

Infelizmente, para as mamães loucas para saber, tudo aponta que isso é um mito. Não existe nenhum estudo científico que comprove o método. Além disso, os resultados são mistos e não dão certo para muitas pessoas. 

O mito se difundiu porque o método “adivinhou” o sexo do bebê corretamente algumas vezes. No entanto, podemos atribuir isso à pura sorte, já que há 50% de chances de qualquer método realizar uma previsão correta. 

A verdade é que os batimentos cardíacos do bebê variam de acordo com a idade, peso e estágio de desenvolvimento do feto. Então, essa não é uma maneira confiável de tentar determinar o sexo.

Quando é possível saber o sexo do bebê?

Bem, se os batimentos do coraçãozinho não são uma maneira confiável de descobrir o sexo do bebê, então como fazer? 

Existem algumas formas diferentes de conferir, mas você só terá certeza mesmo quando o médico confirmar no ultrassom. Essa confirmação pode ser feita a partir da décima sexta semana de gravidez, então segure a ansiedade. 

O grau de certeza que você pode ter ainda dependerá da posição que o bebê estiver e da experiência do seu obstetra. Se você não consegue mesmo esperar, vamos conferir outros métodos de verificar o sexo do bebê que podem funcionar mais cedo: 

  • Exame de sangue de sexagem fetal 

Esse é um exame específico para verificar a presença do cromossomo Y nas células sanguíneas da mãe. Se o resultado for positivo, significa que você terá um menino. Esse exame pode ser feito a partir da oitava semana da gestação.

A taxa de acerto é quase completa: 99%. O problema é que esse exame é caro e não está coberto pelo SUS e nem pela maioria dos convênios. 

O resultado normalmente fica pronto em cinco dias úteis, então você precisa esperar mais um pouquinho. Além disso, é interessante ressaltar que no caso de gêmeos o teste só será capaz de dizer se há ou não meninos. Ou seja, se o resultado for negativo, você saberá que está esperando duas meninas. Se for positivo, não há como ter certeza se um dos bebês é menino, ou ambos. 

  • Exame de urina de farmácia 

A partir das 10 semanas, é possível comprar um teste em farmácias para determinar o sexo do bebê. Essa tecnologia ainda é nova no Brasil, mas já está presente há algum tempo no exterior. 

A confiabilidade do resultado é de 90%, no entanto os testes são de difícil interpretação. Além disso, por serem novidade por aqui, pode ser difícil encontrar o produto. O custo também é bastante elevado. 

  • Exames genéticos 

Também a partir da décima semana, é possível realizar um exame genético capaz de determinar o sexo do bebê. No entanto, esse é um procedimento invasivo e recomendado apenas em casos de suspeita de doenças. 

A confiabilidade desses exames é de 100%, mas a coleta do material genético do bebê traz riscos ao feto. 

  • Diagnóstico pré-natal não-invasivo 

Esse exame é realizado através da coleta de sangue e é capaz de determinar o sexo do bebê a partir da décima semana. O teste também investiga a presença de algumas síndromes genéticas, como a de Down. 

No entanto, esse procedimento também ainda não é coberto por planos de saúde e nem pela rede pública. O exame é extremamente custoso.

Se você é uma futura mamãe ansiosa, converse com seu médico para ter todas oas orientações necessárias.

 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você