Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Drenagem linfática para gestantes

Drenagem linfática para gestantes
Comunidade Materna
abr. 8 - 4 min de leitura
000

Drenagem linfática e gestação não poderiam formar uma combinação mais perfeita. Isso porque a drenagem linfática para gestantes ajuda a diminuir diversos sintomas comuns da gravidez.

Isso mesmo! A drenagem linfática promove o alívio dos inchaços, diminui a retenção de líquidos, prepara os seios para a amamentação e ainda estimula a lactação. Isso tudo sem falar que ainda ajuda a combater estrias, celulites e também varizes. Entretanto, a drenagem linfática é um procedimento que só deve ser realizado por profissionais especializados.

Quer saber mais sobre a drenagem linfática para gestantes? Vamos lá!

A drenagem linfática para gestantes ajuda a reduzir o inchaço?

Sim! O procedimento atua através da massagem fazendo com que o excesso de líquidos se direcione aos gânglios linfáticos, assim, o que está sobrando pode ser eliminado mais facilmente pelo seu organismo, normalmente através da urina.

Neste caso, a drenagem linfática para gestantes é extremamente benéfica, pois o aumento hormonal faz com que o corpo da gestante realmente retenha mais líquidos.

A drenagem linfática é indicada para todas as gestantes?

Infelizmente não! O procedimento não deve ser feito por grávidas que apresentam problemas de hipertensão não controlada. Além disso, mulheres com trombose venosa, insuficiência renal ou qualquer doença do sistema linfático também devem evitá-la.

Para quem não apresenta nenhum desses problemas, a massagem é permitida, sendo mais indicada após o terceiro mês.

O bebê corre algum risco na drenagem linfática para gestantes?

De maneira nenhuma! Isso porque o procedimento atua apenas ativando o sistema venoso e linfático. Dessa forma o profissional que for aplicar a massagem sequer vai mexer na região onde fica o bebê.

O obstetra precisa aprovar a drenagem linfática para gestantes?

Sempre! Você deve informar o médico sobre o procedimento antes mesmo de iniciar a primeira sessão, e somente depois que a autorização do médico for concedida que o profissional fisioterapeuta pode iniciar a aplicação.

Uma boa dica ainda é pedir diretamente para o obstetra a indicação de uma clínica confiável!

Quais os benefícios e frequência da drenagem linfática para gestantes?

Como já foi dito antes, a drenagem ativa a circulação, tanto linfática quanto venosa e, por isso, diminui a retenção hídrica melhorando o quadro de inchaço.

Além disso tudo, uma massagem é sempre algo relaxante, não é mesmo?! Então o procedimento ainda ajuda a aliviar as tensões e dores geradas na gravidez.

A frequência recomendada para a aplicação das massagens é de duas vezes por semana. Entretanto, o mais indicado é sempre conversar com o médico.

A drenagem linfática para gestantes diminui estrias e celulites?

Mais ou menos! Isso porque para a celulite o procedimento é eficiente sim e ajuda a suavizar o problema. Já no caso das estrias ele não é o mais indicado.

A drenagem funciona para a celulite por que ela é resultado de uma inflamação na célula, causada pelo acumulo de gordura. Assim sendo, os movimentos realizados durante o procedimento ajudam a melhorar a aparência dos temidos furinhos.

A drenagem linfática no pós-parto

No pós-parto a drenagem ajuda na eliminação de líquidos, melhorando o problema de retenção hídrica comum dessa fase.

A boa notícia é que o procedimento é, normalmente, liberado logo em seguida do parto, não sendo necessário esperar tanto.

Entretanto é preciso lembrar que a drenagem linfática não ajuda a emagrecer. Ela atua mesmo é reduzindo as medidas decorrentes do acúmulo de líquidos.

Outra vantagem é que até mesmo quem passou por uma cesariana pode fazer o procedimento. Sempre buscando orientação do médico para isso.

Pronto! Agora você já sabe muito mais sobre a drenagem linfática para gestantes, como ela atua e como ajuda a mulher até mesmo no pós-parto. Boa sorte!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você