Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Doenças comuns durante o outono e inverno e como preveni-las.

Doenças comuns durante o outono e inverno e como preveni-las.
Comunidade Materna
mar. 17 - 4 min de leitura
000

A temporada que envolve as duas estações mais gostosas do ano: o outono e o inverno, apesar de nos trazer uma sensação gostosa e um clima agradável, é também o período em que mais sofremos com doenças que são desencadeadas nessas estações influenciadas pelo frio.

Sejam essas doenças respiratórias, ou de pele, leva centenas de pessoas a um período de extremo sofrimento e algumas medidas devem ser tomadas a fim de diminuir esses efeitos.

A transição da estação das flores para a estação em que o clima frio predomina, é caracterizado pelo aparecimento de diversas doenças por causa das quedas bruscas na temperatura, principalmente as de características respiratórias.

Além disso, existe o fator da baixa da umidade relativa do ar, e segundo os pneumologistas esses fatores dificultam na dispersão das partículas e isso pode vir a comprometer o sistema cardiorrespiratório, e isso resulta em cansaço, pele seca suscetível a rachaduras, alergias, dificuldades para respirar e infecções respiratórias.

E os mais atingidos por essas doenças são as crianças, idosos e os pacientes com doenças crônicas, que ficam mais predispostos as síndromes gripais, como a asma, tosse seca, bronquite e outras, pois durante o período de trocas de estações as condições crônicas se abalam para quem já tem esses tipos de doenças.

Porém, é possível amenizar os efeitos dessas doenças durante esse período tomando alguns cuidados simples e nós separamos algumas dicas sobre esses cuidados para vocês.

Cinco cuidados para amenizar os efeitos das doenças que aparecem durante o outono/inverno

  1. Mantenha seu organismo bem hidratado - a tendência das pessoas é se preocupar muito com a hidratação corporal durante o verão, mas o que muitos não sabem é que para evitar o desencadeamento dessas doenças características do outono e inverno é importante beber muita água, pois a água vai ajudar a não deixar os fluídos se solidificarem evitando assim crises causadas por essas doenças.
  2. Evite a permanência em locais fechados - certos vírus têm sua proliferação aumentada nessa época do ano, e permanecer em locais sem ventilação pode favorecer esse processo, procure sempre abrir janelas e portas permitindo assim que o ar circule.
  3. Lave sempre as mãos - várias vezes ao dia, lavar as mãos não é uma atitude para ser tomada apenas nessas estações a fim de evitar essas doenças, deve se tornar um hábito em sua rotina diária, estamos constantemente tocando em diversos objetos contaminados, por diversas coisas e lavar as mãos é um ato imprescindível para a nossa saúde.
  4. Tenha uma alimentação balanceada - as síndromes gripais, que são doenças mais comuns no outono/inverno, atingem as crianças e os idosos por causa da fragilidade no sistema imunológico e manter uma alimentação saudável, com a ingestão de frutas e legumes que ofereçam vitaminas necessárias para evitar que o organismo fique frágil e vulnerável a possíveis contaminações.
  5. Hidrate sua pele – nossa pele merece o mesmo carinho que o nosso corpo durante essas estações, para evitar rachaduras e ressecamentos, é muito comum nessa época os lábios, a região do nariz, ficarem extremamente sensíveis muitas vezes pelo uso de lenços de papel para assuar o nariz, que por consequências dessas doenças ocorrem corizas, por isso é indicado usar um bom hidratante para área do rosto e outro para seu corpo para evitar rachaduras ou asperezas nós pés, joelhos e cotovelos.

Para que você consiga aproveitar todas as vantagens que essas duas estações podem lhe oferecer, basta tomar os cuidados acima citados para evitar essas doenças e se jogar no sofá com um cobertor quentinho, assistindo um bom filme com o filhote!

 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você