Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Dietas, nutrição e autoestima no pós-parto!

Dietas, nutrição e autoestima no pós-parto!
Comunidade Materna
jun. 24 - 5 min de leitura
000

Depois do nascimento do seu bebê, nada de descuidar da sua saúde e bem-estar. Dá, sim, para aliar os dois cuidados e ser muito feliz!

Alimentos certos, cuidados com a saúde, suplementos vitamínicos, consultas regulares no médico, preocupação com estar tudo pronto para a chegada do bebê....

Durante a gravidez, as futuras-mamães ficam cheias de preocupações, e não é à toa, afinal, a gente sabe o quanto a vida muda depois da chegada de um filho e o quanto esse pode ser um momento mágico na vida da mulher. Mas, passados os nove meses de espera, nasce o seu pequeno e traz um mundo novo, cheio de desafios para os pais. É tanto cuidado com o pequeno, que as mamães acabam se esquecendo dos cuidados com elas mesmas, o que não é certo. Por isso, fizemos uma listinha da atenção que você deve dar também a você depois do parto.

  • Se alimente bem!

A gente sabe que a rotina com um pequeno em casa não é fácil. Preocupação com as mamadas, choros, cólicas, noites sem dormir. E tudo isso faz com que as mamães esqueçam um pouco de fazer coisas básicas, mas necessárias, como se alimentar bem. Se você estiver amamentando, lembre-se que esse não é o momento certo para dietas radicais, porque a alimentação durante a amamentação deve ser rica em nutrientes, até para que o leite da mãe sempre chegue bem nutritivo ao bebê.

Se atente também a essas dicas:

  • Todas as refeições no dia, com os nutrientes necessários: 

Nada de pular o almoço ou o jantar, porque está cansada demais, isso só fará com que você adquira uma fraqueza e possa não ter forças para cuidar do seu bebê. Faça todas as refeições do dia sempre com alimentos saudáveis como frutas, legumes e verduras. As mães que passaram por uma cesárea devem ter ainda mais atenção ao consumo de alimentos ricos em cálcio e fibras e também o colágeno, que vai ajudar a pele no momento da cicatrização feita durante a cirurgia.

  • Dieta só após o desmame: 

você de certa maneira já vai fazer uma boa dieta durante a amamentação, principalmente porque vai evitar comer besteiras e comer alimentos mais naturais, mas reduzir as calorias só mesmo depois que o seu filho parar de mamar. Procure a ajuda de uma nutricionista para que ela monte o seu cardápio com um número menor de calorias e ajude você a emagrecer, com saúde. E tenha sempre paciência, não é de uma hora para a outra que sua barriga vai desaparecer ou o peso voltar ao normal, isso é natural e acontece com todas as mulheres. Fique tranquila!

  • Cuide da sua autoestima!

Você chega em casa e já tem que colocar o pequeno para dormir, minutos depois ele vai mamar, em seguida chamará você para trocar a fralda, sem contar que nos momentos de pausa surgem as visitas e a organização da casa... Ufa! E nessa rotina desenfreada, muitas mães acabam esquecendo de si mesmas, de ter um espacinho só para cuidarem de sua beleza e se sentirem bem com elas, e isso pode desencadear a temida depressão pós-parto. Separamos algumas dicas para manter a sua autoestima nesse momento:

  • Divida as tarefas:

Não deve existir vergonha nenhuma em separar as tarefas de cuidados com o bebê e com a casa com o seu parceiro. E nessas horas, você aproveita para descansar um pouco. Aqui não vale o orgulho e toda ajuda é sempre bem-vinda!

  • Cuide de você!

Nesses momentos de descanso, em que alguém estiver de olho no bebê para você, procure descansar, ler um livro, ver um filme que gosta e fugir um pouco da rotina que está mais atenuante. Você deve se distrair sem culpa!

  • Momento à dois.

Esse é um grande desafio para muitos casais, afinal, a gente sabe que fica bem difícil sair para jantar, curtir um cinema com um bebê novo em casa. Mas se a sua mãe, por exemplo, se dispôs a ficar um pouquinho com o bebê, aproveite para se arrumar e propor uma saidinha rápida com o seu marido, nem que seja uma horinha de volta no shopping ou uma ida rápida a algum restaurante. Esse momento vai agradar, tanto a você, quanto a ele. E se ninguém se dispor a ajudar, ou você mesma preferir não ficar longe do bebê, proponha uma sessão de cinema em casa, à dois!

E, por fim, lembre-se sempre que você é uma super-mãe e dedicar alguns momentos para você não vai fazer isso mudar. Com toda certeza seu bebê quer também sempre ver você feliz!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você