Se você já é mãe sabe a mudança que ocorre na sua rotina depois que nascem os filhos. Atualmente é cada vez maior o número de mulheres que optam por trabalhar em casa e cuidar dos filhos. Cuidar dos filhos pequenos por si já é um trabalho árduo. Por isso, se esta é a sua escolha, se organize e faça um bom planejamento para que tenha um resultado satisfatório. Veja algumas sugestões básicas para ajudá-la a trabalhar profissionalmente e ainda cuidar dos pequenos. Prepare o fôlego! E então, vamos às dicas?
11 Dicas para se organizar e trabalhar em casa
- Escolha uma atividade profissional que se encaixe no horário que estiver mais livre ou quando seu companheiro estiver em casa por exemplo, para lhe ajudar com o bebê ou no horário que a criança estiver na escolinha.
- Observe seu relógio biológico. Se você tem facilidade de dormir tarde, pode escolher um trabalho que possa ser feito depois que as crianças dormem.
- Procure um trabalho menos intenso e que o nível de cobrança não lhe deixa estressada.
- Cuidado com a expectativa. Se você está gravida e está planejando trabalhar em casa, lembre-se que cada criança tem suas características e você não tem nenhuma garantia que ela vá dormir por 3 horas seguidas.
- Por mais difícil que pareça é muito importante ter uma pausa para descansar e se distrair.
- Uma agenda, caderno ou mural pode ser de grande auxilio, pois, esses recursos, neste momento, são mais confiáveis do que sua cabeça. Anote ali consulta médica, reunião de trabalho e da escola, vacinas e ligações a clientes ou fornecedores.
- Se tiver oportunidade faça um intensivo das tarefas profissionais, para que você tenha a sensação de “dever cumprido” de “eu consigo, eu sou capaz”.
- Uma opção que está sendo bem utilizada atualmente é o Coworking. Isso nada mais é do que um escritório coletivo no qual se utiliza a infraestrutura pagando pelas horas utilizadas, sem ter que assumir um contrato. Se você tem condições financeiras, e um tempo livre das tarefas doméstica, essa é uma ótima opção, pois sua dedicação ao trabalho será mais focada. Em casa existem várias distrações para lhe tirar do foco, ainda mais com um bebê!
- Esteja aberta, não fique restrita a apenas uma só opção. As crianças crescem e mudam rapidamente. Vá adequando a rotina de acordo com o desenvolvimento deles.
- As tarefas não são somente suas, todos podem ajudar, até mesmo as crianças menores de acordo com sua capacidade, é claro!
- Uma tarefa que toma bastante tempo é cozinhar. Faça um cardápio, que pode ser semanal, e que possibilite a introdução de congelados. Quando for cozinhar, já faça uma quantidade para deixar no freezer.
Mas e as interrupções, como lidar com elas?
Talvez umas das questões mais difíceis de lidar seja esta, portanto, veja a lista de dicas abaixo para conseguir minimizar esse problema e tirar essa tarefa de letra:
- Deixe claro aos seus familiares que você leva seu trabalho muito a sério. Assim os outros também o respeitarão.
- Muitas distrações surgirão, tais como convites para programas sociais e etc. Seja firme, recuse e faça as pessoas entenderem que você está em casa, mas tem um trabalho para cumprir.
- Tenha disciplina e estabeleça um período, que pode ser manhã, tarde ou noite, para trabalhar, mas não seja tão rígida com você. Se um dia você não cumprir a meta estabelecida por conta de uma doença do seu filho, por exemplo, você terá como compensar no outro dia, mesmo que tenha que dar uma esticada durante a noite.
- Se você perceber que não vai dar conta, peça ajuda para cumprir o prazo pois assim seria se você tivesse um trabalho “tradicional”.
Existem várias mulheres que fizeram a opção de trabalhar em casa e se deram muito bem. O segredo é organização, foco e manter o equilíbrio. Pode ocorrer que num determinado dia você não consiga fazer todas as tarefas, mas em outro você dará conta do recado.
Lembre-se sempre de que você não está sozinha e peça ajuda, afinal, você não precisa fazer o papel de supermulher. Você apenas optou por uma nova maneira de contribuir com as finanças da família e ainda cuidar dos seus filhos.
Beijos e Até!
Vanessa Motta