Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Dicas para os primeiros dias com o bebê em casa

Dicas para os primeiros dias com o bebê em casa
Comunidade Materna
jun. 14 - 4 min de leitura
000

Sua gestação durou nove meses e nesse período você se preparou, leu, pesquisou, conversou com outras mães, com sua obstetra, com o pediatra, enfim, preparou todos os detalhes para a chegada do bebê e não vê a hora de tê-lo em seus braços desfrutando de toda esta preparação.

Então o grande dia chega e você começa a perceber que os primeiros dias não são muito fáceis e que aquele mar de rosas, talvez, não exista.  Pensando justamente neste momento, separei cinco dicas resumidas, para amenizar as situações mais cansativas destes dos primeiros dias com o bebê em casa.

Momento de amamentar

Amamentar nos primeiros dias é um grande desafio para você e para o bebê pois ele ainda não sabe mamar. Sendo assim a dica número um é a paciência. O ideal é que você peça orientação ainda na maternidade, pois ali existem profissionais habilitado para isto.

Além disso, saiba que é comum que as mamães até fiquem nervosas, mas o importante é não desistir, afinal, o leite materno é rico em todos os nutrientes que darão ao seu bebê um crescimento forte e saudável.

Para que este seja um momento tranquilo, procure um local silencioso onde você fique bem confortável. 

Hora do banho

       

Pela fragilidade do bebê, você pode sentir um certo medo de dar o banho nele no início e isso é comum, fique tranquila! A dica nesse caso é escolher, de preferência, um horário do dia que seja mais quente, evitando janelas abertas para não fazer corrente de ar.

Além disso, antes de iniciar o banho, separe tudo que você vai precisar e deixe bem a mão. Em seguida limpe o bumbum e a genitália do bebê com água e algodão, para evitar que suje a água do banho, afinal, você irá lavar a cabecinha e o rostinho dele lá também.

Quanto a água, ela deve estar morna! Os termômetros para banheira podem te ajudar, mas você mesmo pode sentir a temperatura com a mão. Utilize sabonete neutro, indicado para bebês.

Higienização do umbigo.

Seu bebê vem para casa com o coto umbilical que, normalmente, leva de 7 a 21 dias para que se solte. Nesse tempo você terá que fazer a higiene para evitar infecções e isso deverá ser feito sempre que você trocar as fraldas do bebê.

Lembre-se de estar com as mãos limpas e faça a higienização com ajuda de um cotonete embebido em álcool 70%, ou conforme orientação do seu pediatra.  Então, basta levantar o coto e passar o cotonete em toda volta. Fique tranquila porque não dói, então o bebê vai sentir somente o geladinho do álcool 70% que você encontra facilmente em farmácias.

 Aproveitando para tirar uma soneca

No início, e as vezes este período se prolonga, o bebê dorme espaços curtos de tempo e acorda várias vezes, principalmente para mamar. Você também vai dormir pouco, então um bom conselho é que você aproveite as sonecas do bebê e tente dormir junto.

Esse tempo de descanso é muito precioso para as mamães pois a rotina dos primeiros dias com o bebê em casa não é nada fácil e uma soneca pode ajudar muito!

Participação do Papai

Inclua o papai em tudo que puder, ele é muito importante e deve fazer parte desta nova rotina dos primeiros dias com o bebê em casa. Tirando a amamentação, ele pode fazer todas as outras tarefas tais como trocar fralda, dar banho, fazer dormir e etc.

Lembre-se também de reforçar a despensa de casa uma semana antes do parto pois nos primeiros dias fica complicado sair para ir ao supermercado.

Também não tenha vergonha de ser sincera com os amigos e a família, mas também não esqueça a delicadeza. Todo mundo está ansioso para conhecer o bebê, porém todos têm que entender que a rotina de visitas pode ser realmente exaustiva, afinal, são muitas adaptações.

E curta muito os primeiros dias com o bebê em casa, afinal, passa voando e eles crescem rápido!

 

 

Vanessa Motta

 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você