[ editar artigo]

Dicas para o seu filho comer de forma saudável

Dicas para o seu filho comer de forma saudável

Como orientar meu filho a comer de forma saudável? Como é feito o diagnóstico de obesidade infantil? Em crianças até dois anos de idade, a obesidade é diagnosticada pelos gráficos de crescimento com percentual maior que 95.

A partir dos dois anos de idade é utilizado o índice de massa corpórea calculada pelo peso dividido pela altura ao quadrado (IMC= peso/altura2), veja tabela:

Baixo peso: IMC menor que 19 (% abaixo de 5)

Peso ideal: IMC entre 20 e 25 (% entre 5 e 85)

Sobrepeso: IMC entre 25 e 30 (% entre 85 e 95)

Obesidade: IMC maior que 30 (% acima de 95)

 

Confira 10 dicas para o seu filho querer comer de forma saudável:

Não restrinja a comida. Restringir a comida aumenta o risco de sua criança desenvolver distúrbios alimentares no futuro como anorexia e bulimia. A restrição pode ter um efeito negativo no crescimento e desenvolvimento infantil. 

Crie um ambiente saudável em casa. Este é um dos principais passos para tornar a criança saudável. Tenha sempre disponível em casa opções de alimentos saudáveis e não esqueça que as escolhas dos pais são exemplos para os filhos. 

Mantenha alimentos saudáveis à disposição das crianças. As crianças vão escolher o que estiver nos lugares baixos e de fácil acesso, sendo assim deixe frutas sempre visíveis ao invés de bolachas e doces. Lembre-se que as crianças só comerão o que tivermos disponível em casa. 

Não rotule comidas “boas” ou “ruins”.
Ensine para as crianças que a proteína é importante para o bom crescimento, assim como o cálcio do leite e derivados são importantes para os ossos.

Elogie sempre as escolhas saudáveis.
Dê um grande sorriso e mostre que a escolha feita pela criança foi a mais saudável e inteligente. 

Nunca use comida como recompensa.
Recompense as crianças com brincadeiras, atividade física ou um passeio num parque. 

Não brigue quando as crianças optarem por escolhas menos saudáveis. 
Se a criança escolher uma opção menos saudável, ignore, não dê atenção, não critique. Se a criança optar sempre pelas opções mais gordurosas como frituras e doces, redirecione a sua escolha. Mostre em casa outras opções do mesmo alimento como batata assada ao invés de frita. Se a criança pedir por um doce, ofereça frutas com uma pequena calda de chocolate e não uma barra inteira de chocolate.

Sentem-se à mesa para jantar em família, todos juntos.
Se isso não é um hábito em casa, deveria ser. Pesquisas mostram que crianças que jantam a mesa com os seus pais tem hábitos mais saudáveis e menos propensão à obesidade. Esforce-se para jantar com as crianças à mesa ao menos 1 vez por semana, e gradativamente aumente para 3 a 4 vezes até que o hábito seja criado. 

Prepare pratos na cozinha junto com as crianças.
Faça receitas saudáveis e coloridas próprias para as crianças. Isso irá incentivá-las a comerem de forma mais saudável e de maneira mais divertida. 

Dê alguns direitos de escolha para as crianças.
Coloque no prato 3 a 4 tipos de legumes ou saladas e peça para eles darem uma nota para cada item. Os que eles menos gostarem podem ser oferecidos menos vezes na semana.

Comunidade Materna
Comunidade Materna
Comunidade Materna Seguir

Redação Comunidade Materna

Ler conteúdo completo
Indicados para você