Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Dicas para iniciar o desfralde

Dicas para iniciar o desfralde
Comunidade Materna
jan. 10 - 5 min de leitura
010

Hoje a dica é para você que está querendo iniciar o desfralde do seu pequeno!

Todas nós que já passamos por isso, sabemos que essa fase não é tão simples e nem tão rápida. Por isso é sempre bom conhecer histórias de famílias que estão passando por isso, ou que já passaram! Compartilhe com a gente sua história!

A primeira dica é: Paciência!

Seu filho vai fazer vários xixis na calça, não brigue com ele por isso. Pelo contrário, quando acontecer, converse e explique que ele agora é um (a) menino (a) grande (mocinha ou rapaz) que não precisa mais usar fraldas, por isso já é capaz de usar o banheiro como a mamãe e o papai.

Momento ideal para começar o desfralde

A partir dos 2 anos a criança já começa a entender que ela pode ter o controle de segurar o xixi e o cocô. Porém, cada criança tem seu tempo e vai demonstrar alguns sinais quando estiver pronta para começar.

Sempre inicie o processo quando o tempo estiver quente. Serão vários escapes, várias trocas de roupas... é bom deixar a criança bem à vontade com calcinha ou cueca.

As crianças começam a dar sinais

A fralda começa a incomodar, a criança avisa quando está suja, ou molhada.
Algumas crianças pedem pra tirar a fralda quando vem a vontade de fazer xixi ou cocô.

Quanto tempo leva o desfralde?

Não tenha pressa mamãe. Não existe tempo certo para concluir o desfralde, cada criança tem seu tempo. Por isso não compare seu filho (o) com outras crianças. Cada uma tem sua história de vida, qualquer coisa que esteja acontecendo ao redor dela, pode influenciar nesse momento.

Exemplo: Às vezes o desfralde começa e vai bem, mas se acontecer alguma coisa que mexa com o emocional da criança, o processo pode regredir.

Mesmo com as dificuldades, é importante não voltar atrás, uma vez que o desfralde já foi iniciado, dê continuidade, mesmo que haja regressão. Mas não se esqueça de redobrar a paciência.

Cocô ou xixi?

É totalmente comum a criança confundir o xixi com o cocô e vice-versa, ela ainda não sabe diferenciar o que está saindo. Vai aprendendo com o tempo. Por isso, o ideal é ensinar o menino a sentar no vaso ou penico até pra fazer xixi. Com o tempo ele vai observar o papai e vai aprender a fazer xixi em pé!

Mudanças na rotina

Mudanças existem em nossas vidas e com os pequenos não é diferente. Fique atenta:

  • Qualquer mudança na rotina da criança pode atrapalhar o processo. Quando a mudança for inevitável, como a chegada de um irmãozinho, por exemplo, redobre sua paciência. Encoraje a criança dizendo-a que cresceu, e que pode ajudar a cuidar do irmão, e precisa mostrar para ele (a) que já sabe ir ao banheiro sozinho (a);

  • Caso o desfralde tenha sido concluído um pouco antes da chegada do irmãozinho, é comum a criança regredir quando o bebê nascer, e alguns ou muitos escapes podem acontecer;

  • Mudança de casa, de escola, despedida de alguma pessoa próxima, etc. Tente se organizar para que o desfralde não aconteça junto com essas mudanças, e sim num período tranquilo, dentro da rotina comum que a criança já está acostumada;

  • O estado emocional dos pais também podem afetar o processo. Quanto mais tranquilidade e paciência você tiver nesse momento, mais fácil será.

Desfralde noturno

Geralmente o desfralde noturno é mais demorado, muitas vezes para a nossa comodidade, prolongamos esse processo. Mas é muito importante observar se a criança faz xixi de madrugada, ou somente ao acordar. Se a fralda amanhecer seca na maioria das vezes já é um sinal para tirá-la de vez. Mas os escapes podem ocorrer de vez em quando.

Diminua os líquidos antes de dormir.

Lugares diferentes

A criança também pode estranhar lugares diferentes, locais públicos. É uma nova fase na vida dela e está aprendendo e se acostumando com isso. Por isso, sempre tenha fraldas extras na bolsa.

Os protetores de assento, também são indispensáveis. Eles têm que aprender desde cedo a se protegerem em locais públicos.  

Preguiça

A preguiça também faz parte. Afinal, é muito mais legal brincar do que ir ao banheiro. Então a criança vai esquecer enquanto estiver brincando. O ideal é lembrá-la cada meia hora, ou o tempo que achar ideal para o seu pequeno.

Observação: A escola ajuda muito no processo de desfralde, mas é algo que deve ser feito em conjunto com os pais, ou com quem cuida da criança.

Essas são algumas dicas nossas, mas queremos saber a sua história! Conte aqui na comunidade Bebê123!


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você