Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Dicas para aliviar a azia no início da gravidez

Dicas para aliviar a azia no início da gravidez
Comunidade Materna
abr. 9 - 4 min de leitura
000

A azia no início da gravidez é algo extremamente comum que atinge a maioria das gestantes. Isso acontece porque a digestão fica mais lenta, graças a alta nos hormônios no sangue e ao acúmulo de gases na região estomacal.

Isso tudo causa a tão indesejada queimação pelo esôfago e garganta, que gera um grande desconforto em muitas futuras mamães.

Entretanto, existem algumas dicas simples que podem ser seguidas tanto para evitar como para aliviar a azia.

Como evitar a azia no início da gravidez?

Embora seja totalmente inofensiva, a azia causa um grande desconforto na mulher grávida e isso pode ser evitado através de uma simples mudança alimentar.

Então, para que a azia sequer chegue a acontecer a dica é evitar alimentos gordurosos, como as frituras. Além disso é interessante evitar ainda alimentos ácidos ou muito condimentados, pois podem despertar o problema. O chocolate, as frutas cítricas e o café podem ser grandes vilões.

Dê preferência para frutas como maçã, banana, mamão, pêra, pêssego e uvas, que são mais facilmente digeridas.

Além disso, existem outras dicas que você pode seguir para ajudar a aliviar a azia no início da gravidez, veja:

  1. Evite alimentos como molhos de tomate, maionese, mostarda, café, refrigerante, cerveja, sucos industrializados e nozes.
  2. Sucos de frutas, embora pareçam apetitosos, contém muita água e também açúcar e isso, normalmente, piora a azia.
  3. Mastigue bem todos os alimentos, pois isso dá uma ajuda para o estômago, facilitando a digestão já que o processo está mais lento.
  4. Evite deitar-se logo após ter comido. Espere um tempo depois da refeição para depois ir dormir.
  5. Evite o uso de roupas que fiquem muito apertadas na região da barriga e do estômago.
  6. Coloque um pequeno calço nos pés da cama que ficam na cabeceira para que a cabeça não fique tão baixa.

Quanto ao cigarro nem é preciso falar, não é mesmo? Grávidas não devem fumar e ainda devem evitar se expor a fumaça.

Uma excelente recomendação é evitar a ingestão de líquidos durante as refeições. Isso quer dizer que as gestantes devem beber água, ou qualquer outro líquido somente nas horas entre as refeições.

Outra dica que pode ajudar bastante é escolher frutas e legumes cozidos, caso já esteja com azia na hora da refeição.

O que você também deve fazer é comer sempre pequenas porções para não sobrecarregar o estômago visto que o processo de digestão na gravidez fica mais lento.

Um alerta importante é que a azia durante a gravidez pode ser um sinal de refluxo. Por isso é preciso ficar alerta e informar ao médico caso seja muito recorrente ou forte.

Como aliviar a azia no início da gravidez?

Pois é, muitas vezes a azia é algo inevitável, ainda mais quando estamos falando de chocolates e grávidas, não é mesmo?! Então, se não teve jeito e a azia já começou, não se preocupe, pois a seguir temos algumas dicas para ajudar você a alivia-la.

Saiba que existem alguns remédios próprios para o caso e que o médico pode receitar para diminuir o problema. Entretanto, o ideal é sempre escolher uma solução mais natural.

Para isso então, uma boa dica é comer uma maçã vermelha descascada sempre que a queimação estiver forte. Isso faz com que o ácido desça do esôfago para o estômago, diminuído consideravelmente a sensação ruim.

Outra opção também é comer pão ou bolachas de água e sal pois ajudam a absorver o ácido do estômago.

Aproveite essas dicas para aliviar a azia no início da gravidez e não sinta mais esse desconforto! Aproveite sua gestação!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você