Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Dicas de higiene para prevenir doenças respiratórias

Dicas de higiene para prevenir doenças respiratórias
Comunidade Materna
set. 16 - 4 min de leitura
000

Manter as crianças sempre saudáveis significa não somente cuidar delas quando elas se encontram doentes. A promoção e manutenção da saúde também passa para prevenção contra possíveis doenças. Prevenir custa menos do que remediar a situação. Dicas de higiene para prevenir doenças respiratórias é uma forma de realizar essa prevenção.

Sabemos o quanto a higiene é importante nas nossas vidas. O simples fato de ter bons hábitos de higiene é extremamente útil e eficaz para evitar que doenças diversas nos acometam. Vários microrganismos nocivos estão presentes nos objetos, no chão, no ar e assim por diante.

A assepsia desses locais, bem como do próprio corpo elimina uma parcela considerável dessas bactérias e demais microrganismos, diminuindo assim as possibilidades de contato com o organismo humano.

Durante muito tempo a expectativa de vida da população global foi baixa. Isso porque não se tinha ciência ou ao menos uma noção da existência dos microrganismos e os efeitos maléficos desses nas pessoas. Por essas e outras razões as doenças eram contraídas e espalhadas com maior facilidade.

O Ministério da Saúde tem buscado constantemente realizar campanhas para alertar as pessoas sobre a importância da promoção e manutenção de hábitos de higiene para garantir uma boa saúde.

Hábitos de higiene para prevenção de doenças respiratórias

A propagação desses microrganismos é ainda maior e mais facilitada quando as pessoas se encontram em ambientes fechados. Esses ambientes, por haver menos circulação de ar, permite uma maior circulação dos vírus e bactérias. Nesses e em outros locais, chãos, maçanetas, portas, bancos são um verdadeiro viveiro de microrganismos.

 Crianças, assim como também os idosos são mais suscetíveis a contração de doenças respiratórias e, portanto, devem ter um cuidado ainda maior com a higiene, principalmente durante e após a permanência nessa modalidade de lugar.

Durante o inverno, as infecções respiratórias se tornam ainda mais comuns. A razão para isso é que, durante essa estação mais fria, os vírus e bactérias consigam permanecer vivos por mais tempo nos ambientes, ampliando o tempo de contato. É nessa época que os pais devem multiplicar seus cuidados preventivos em relação aos seus filhos.

Iremos citar abaixo algumas dicas de higiene para prevenir doenças respiratórias.

  • Limpeza de corrimões

Quando a criança, seja na escola ou em outros lugares, utiliza um corrimão, ela “pega” para si diversos gemes que podem causar doenças. Se existe algum corrimão no local, uma limpeza constante do mesmo diminui a quantidade de microrganismos.

  • Limpeza dos chãos

O chão é um lugar normalmente muito cheio de toda sorte de sujeiras e organismos nocivos. A circulação constante das pessoas por ali contribui para trazer ainda mais micróbios. Varrer e passar um pano com algum produto de limpeza germicida ou desinfetante ajuda a eliminar essas bactérias.

  • Higienização das mãos

Nós adultos frequentemente levamos a mão à boca, e as crianças o fazem com uma frequência ainda maior. Ensine as crianças a lavarem as mãos antes e depois de circularem por algum lugar, fazer alguma atividade ou pegar em algum objeto e refeição.

  • Higienização de objetos de uso pessoal e comum

É importante que não somente as mãozinhas, mas também os próprios objetos que as crianças utilizam sejam devidamente limpos, se possível com uma lavagem de água e sabão ou ainda álcool gel a 70°.

  • Higienização do rosto

Lavar o rosto e higienizar o nariz com soro fisiológico no mínimo uma vez ao dia é igualmente importante para a assepsia do corpo. Mostre a elas quando e como higienizar o rosto.

Mantendo a higiene para prevenir doenças respiratórias

Diversas bactérias e vírus causadores de doenças respiratórias estão espalhados pelo ambiente. Se as pessoas não buscarem ter os devidos cuidados com a assepsia do ambiente e higiene corporal, esses vírus e bactérias permanecem vivos e são mais facilmente propagados, causando até mesmo uma epidemia.

 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você