Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Desmame Noturno: Como fazer e qual a hora certa

Desmame Noturno: Como fazer e qual a hora certa
Comunidade Materna
abr. 28 - 5 min de leitura
000

Com que idade meu bebê vai estar pronto para a noite de desmame? Esse é um assunto que geralmente causa muita polêmica e deixa as mães de coração partido e também encabuladas! 

Até o segundo mês, isso ocorre de maneira bem tranquila, tanto para os bebês, quanto para as mamães, não é mesmo? E não porque é fome, literalmente, mas porque o bebê ainda sente muito a vontade de um colinho, de um afago, enfim, de ficar bem próximo da mãe. É supernatural!

Porém, lá para o terceiro mês, quando o bebê ainda continua a acordar querendo mamar… Começamos a sofrer! Ou não! Não é mesmo?

O que fazer?

Tem algumas famílias que têm sorte. A criança, naturalmente, não acorda de madrugada para mamar e as mães podem dormir tranquilas durante toda a noite. Mas e o que fazer se o bebê continua acordando e interrompendo a rotina de sono da família?

Em primeiro lugar, a mãe deve prestar muita atenção quanto à rotina da criança, por exemplo: 

  • A criança está dormindo muito durante o dia?
  • O leite está sendo o suficiente?
  • O bebê, nas consultas de rotina, mantém o peso ideal para a idade?
  • A última mamada costuma acontecer a que horas?
  • A criança chora constantemente? Será cólica? Ou fome, realmente?

Em segundo lugar, vamos pensar em cada questão!

Bem! É muito importante esclarecermos que, nos primeiros meses de vida, os bebês dormem muito mesmo e é até importantíssimo para o desenvolvimento saudável deles. No primeiro mês, por exemplo, é normal o bebê dormir entre 15 e 18 horas por dia. Compare o tempo de sono deles, nesta tabela, em diferentes fases:

Desmame Noturno - Tabela de Sono

E você deve estar se perguntando: E o que tem a ver o tempo de sono com o desmame noturno?

Como nos primeiros meses o bebê dorme bastante durante o dia, o ideal é que a amamentação seja feita em livre demanda, não deixando ultrapassar o período de três horas entre uma mamada e outra para que se crie uma rotina durante o dia e também para que o bebê esteja bem alimentado e ganhado o peso necessário.

Na primeira semana após o nascimento do bebê também é importante que a amamentação durante a noite não ultrapasse o tempo de três horas entre as mamadas, os pediatras recomendam, pois senão pode ocorrer a desnutrição! Passado a primeira semana, depois de oferecer a última mamada que deve acontecer entre 22:00 hs e 23:00 hs, deixe o bebê dormir e descansar e espere que ele acorde assim que tiver fome. Não espere por uma noite inteira de sono, o bebê esta aprendendo e ajustando o seus horários de sono e alimentação, mas com certeza se ele estiver bem alimentado ira dormir umas horinhas a mais e a mamãe poderá descansar também!

O tempo de desmame é diferente para cada bebê. Mas em algum momento entre as idades de 6 e 7 meses, a maioria dos bebês já conseguem obter calorias suficientes durante o dia para sustentá-los por 6 ou 7 horas por noite, pelo menos.

Outro aspecto a ser observado: Se você recentemente voltou ao trabalho e está menos disponível durante o dia, o bebê pode querer mamar  durante a noite como uma maneira de se reconectar com você. E você pode perceber que seu bebê acorda com mais frequência quando ele está desenvolvendo a dentição, quando pega um resfriado, ou está passando por uma mudança do desenvolvimento. 

Sendo assim, o processo de desmame e desmame noturno deve acontecer gradualmente e suavemente. Tenha em mente que seu bebê ainda é jovem e tem uma tremenda necessidade de conforto, proximidade e confiança restabelecida - em especial de você. Sem contar que cada bebê é único e tem necessidades diferentes. Não há uma resposta fácil - basta entrar em sintonia com o seu filho.

Como posso saber se meu bebê está pronto para o desmame noturno?

Se seu bebê já tem pelo menos 6 a 7 meses de idade, você provavelmente pode começar a tirar as mamadas noturnas. 

Se seu bebê continua a acordar várias vezes por noite para mamar, dê uma verificada na rotina dele durante o dia, tanto na alimentação quanto nas sonecas. Após o sexto mês o bebê já terá iniciado a introdução de outros alimentos e ele pode estar acordando não por sentir fome, mas por sentir sede.

Em alguns casos o bebê acorda porque quer a mãe, sentir que ela esta perto. Se você estiver decidida a fazer o desmame noturno, antes de oferecer seu leite, primeiro ofereça seu colo e embale para ver se o bebê volta a dormir. Se isto acontecer é porque ele não estava com fome e sim querendo você.

A decisão de terminar a noite alimentando seu bebê depende em parte de como ela afeta você. Pense, então, com consciência e carinho no processo de desmame noturno do seu filho, para que ele não  sofra, nem você.

 

Texto: Redação Bebê 123

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você