Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Descolamento de placenta

Descolamento de placenta
Comunidade Materna
abr. 19 - 5 min de leitura
000

A placenta é uma estrutura que se desenvolve no útero durante a gravidez para nutrir o bebê”. Porém, se a placenta se separa da parede interna do útero, antes do parto - parcial ou totalmente - pode privar o bebê de oxigênio e nutrientes e causar sangramento na mãe. 

descolamento prematuro da placenta , muitas vezes, acontece de repente e, se não for tratado, pode colocar a mãe e o bebê em risco.

Normalmente, isso ocorre no terceiro trimestre, mas pode ocorrer a qualquer momento, como por exemplo após a 20ª semana de gravidez. Em apenas cerca de 1 % de todas as mulheres grávidas poderá ocorrer o descolamento prematuro da placenta, e a maioria pode ser tratada com sucesso, dependendo do tipo da separação que ocorre.

Quais são os sinais e sintomas de descolamento prematuro da placenta?

Os sinais e sintomas de descolamento prematuro da placenta incluem:      

  • hemorragia vaginal;      
  • dor abdominal;        
  • dor nas costas;
  • sensibilidade uterina.

Quando a placenta se rompe, ocorrem contrações uterinas rápidas, muitas vezes chegando uma após a outra, além de dor abdominal e dor nas costas. A quantidade de sangramento vaginal pode variar e não corresponde necessariamente ao tanto que a placenta foi separada da parede interna do útero. É ainda possível ter um descolamento prematuro da placenta grave e sem sangramento visível, se o sangue fica preso dentro do útero pela placenta.

Em alguns casos, o descolamento prematuro da placenta se desenvolve lentamente. Se isso acontecer, você pode notar sangramento vaginal leve e intermitente.

Procure atendimento de emergência se você sentir quaisquer sinais ou sintomas de descolamento prematuro da placenta.

Quais são as causas?

A causa específica de descolamento prematuro da placenta é muitas vezes desconhecida. As possíveis causas incluem trauma ou lesão do abdômen - a partir de um acidente de carro ou queda, por exemplo - ou perda rápida do fluido que envolve e amortece o bebê no útero ( líquido amniótico ).

Se você já teve descolamento prematuro da placenta antes, em outra gestação, você tem maior risco de sofrer de novo.

Alguns casos prováveis:

  • Hipertensão - A pressão arterial elevada - seja crônica ou como resultado de uma gravidez - aumenta o risco de descolamento prematuro da placenta.
  • Gravidez múltipla - Se você está grávida de mais de um bebê, pode acontecer o rompimento prematuro.
  • A idade materna - O descolamento prematuro da placenta é mais comum em mulheres mais velhas, especialmente depois de 40 anos de idade.

Como é feito o diagnóstico?

Se o seu médico suspeita de descolamento prematuro da placenta, ele vai fazer um exame físico para verificar se há sensibilidade uterina ou rigidez. Para ajudar a identificar possíveis fontes de sangramento vaginal, você pode precisar de exames de sangue ou um ultrassom.

Tem tratamento? Como é feito?

Não é possível recolocar uma placenta que está separada da parede do útero. As opções de tratamento para descolamento prematuro da placenta dependem de cada gravidez, das condições da mãe e do bebê. Dependem de vários fatores, como a severidade da separação placentária, da localização da placenta e da fase da gravidez.

O que mais os médicos recomendam é que a gestante faça repouso absoluto e, na maioria dos casos, funciona mesmo. Se o descolamento acontece nas primeiras semanas de gravidez, as chances de sucesso no tratamento são ainda maiores. Já, se ocorre perto da 30ª semana, os médicos monitoram mãe e bebê e costumam esperar, caso não haja risco para os dois. Na maioria dos casos, o parto precisa ser feito por cesariana.

Existe prevenção?

Você não pode impedir diretamente o descolamento prematuro da placenta, mas você pode diminuir certos fatores de risco que tornam o descolamento prematuro da placenta mais provável. Por exemplo:

  • Não fumar ou usar drogas. Se você tem pressão arterial elevada, converse com seu médico para controlar a condição.
  • Se você já teve qualquer tipo de trauma abdominal - a partir de um acidente, queda ou outros ferimentos - procure ajuda médica imediata por causa do aumento do risco de descolamento prematuro da placenta e outras complicações.
  • Se você teve um descolamento prematuro da placenta e planeja uma uma nova gravidez, fale com o seu médico para ver se há alguma maneira de reduzir o risco de outro descolamento.

Nas consultas de pré-natal, é importante que você relate tudo o que esteja sentindo. É uma maneira de você se sentir mais segura e tranquila para cuidar do futuro bebê.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você