Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Cuidados essenciais com a pele do bebê

Cuidados essenciais com a pele do bebê
Comunidade Materna
ago. 1 - 4 min de leitura
000

 

A pele dos bebês é muito delicada e tem tendência a perder calor e umidade, portanto é imprescindível ter certos cuidados para mantê-la saudável. Isso porque principalmente nos recém-nascidos, a pele tem um ph menos ácido e isso diminui muito a sua resistência à agentes infecciosos.

Então a pele do bebê ainda não possui todos os mecanismos de defesa suficientes para se proteger visto que o desenvolvimento do seu sistema imune ainda não está completo.

Sendo assim, como as defesas da pele do bebê são menores os cuidados devem ser maiores para na hora de protege-la, tanto no inverno como no verão.

Então, veja algumas dicas para cuidar bem da pele do bebê em qualquer estação do ano. Vamos lá?!

Cuidado com a pele do bebê no inverno

O inverno pode ser uma estação muito agressiva para a pele dos bebês e é por isso que ela deve receber alguns cuidados especiais. Um desses cuidados é evitar banhos com água muito quente. Isso porque embora seja reconfortante a pele dos pequenos pode ficar ressecada e com “ruguinhas”.

O ideal é que a água esteja sempre em uma temperatura entre 36ºC e 37ºC e o banho não deve durar muito mais do que 15 minutos. Ainda é importante evitar o uso de esponjas ou sabonetes que tirem demais a gordura da pele, pois ela ajuda a manter a hidratação. Para finalizar o banho, nada mais indicado do que uma loção ou creme para bebês.

Além disso, é sempre interessante evitar o contato da pele do bebê com roupas de materiais sintéticos e lembre-se de sempre lavar as roupas antes de usá-las. Roupinhas de algodão são sempre a melhor alternativa.

Cuidado com a pele do bebê no verão

O verão é maravilhoso, as crianças não precisam estar com tantas roupas, os banhos não são mais um problema e as crianças ficam mais livres. Entretanto, não é por isso que os cuidados com a pele do bebê devem ser menores.

Até porque essa é uma época em que as mães costumam ficar mais tempo ao ar livre com os pequenos. Então, é necessário um cuidado redobrado, afinal, a pele deles também acaba ficando mais exposta.

Sendo assim, o principal cuidado de todos é nunca esquecer do protetor solar, afinal, o sol que pode ser suave para nós pode prejudicar e queimar a pele do bebê que é muito sensível. Mas lembre-se de sempre procurar produtos especiais para crianças.

Colocar um boné no bebe também é algo ótimo para ajudar a proteger a sua pele. Usar uma sombrinha no carrinho também é uma alternativa.

Dependendo do lugar que for também é uma boa opção fazer uso de repelente para evitar picada de insetos, como mosquitos e abelhas. O melhor de tudo é que existem muitos produtos desenvolvidos especialmente para a pele dos bebês e que não comprometes sua integridade.

Outros cuidados com a pele do bebê

A alimentação também é muito importante no que diz respeito à saúde da pele do bebê e tem influência direta na saúde da mesma. Então, se tudo o que comemos reflete na nossa saúde e na nossa pele, a mesma coisa acontece com os bebês.

Além disso, procure utilizar sempre produtos específicos para a pele do bebê, evitar os horários de sol mais forte, cuidar as assaduras e estar sempre atento ao aparecimento de alergias ou irritações.

As brotoejas também são algo comum nos bebês, principalmente nas épocas de calor.

Tomando esses cuidados simples a pele do bebê não terá problemas e caso algo aconteça procure o aconselhamento de um médico.

Beijos e Até
Vanessa Motta


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você