Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Cuidados com o bebê

Cuidados com o bebê
Comunidade Materna
ago. 9 - 4 min de leitura
000

A chegada do bebê, com toda certeza, irá mudar completamente sua vida e a rotina da sua casa. Vamos conhecer algumas dicas para ajudar nos cuidados com o bebê nos primeiros em casa:

Limpinho e feliz

Uma das melhores maneiras de ter seu bebê saudável é sempre mantê-lo limpinho. Além da necessidade de limpeza, a higiene adequada em áreas como cordão umbilical ou circuncisão é muito importante para evitar infecções. Antes de dar banho e tirar a roupa do bebê, certifique-se de que todos os acessórios estão à mão. Nunca o deixe sozinho na banheira ou bacia, tome cuidado com a temperatura da água e não se esqueça de proteger os olhinhos dele. Usar uma toalha com capuz após o banho também é uma boa maneira de mantê-lo aquecido.
Após o banho é hora de limpar a parte externa do ouvido e a entrada do canal auditivo; o muco seco das narinas e de limpar o cordão umbilical. As unhas podem ser cortadas quando ele estiver dormindo limpinho e feliz.

O banho

O bebê pode tomar banho desde o primeiro dia. Para isso, use água tratada ou fervida e sabonete neutro. Evite xampus, talcos e loções perfumadas. Cuidado para não deixar entrar água nos ouvidos do bebê. Enxugue-o com uma toalha ou pano macio e limpo, lembrando-se de secar bem o umbigo.

Lavar as mãos

Lave sempre suas mãos com água e sabão, antes de cuidar do seu bebê. Isto vale para qualquer pessoa que for pegar ou cuidar dele.

Evite assaduras

  • passe uma pomada de assaduras no bumbum do bebê a cada troca.
  • aumente o número de troca de fraldas, limpando e secando bem o local.
  • quando possível, deixe o bebê com a fralda aberta.
  • não use calças plásticas até que a assadura desapareça.
  • procure o pediatra se a assadura durar mais que dois dias.

Cuidados com umbigo

Até o umbigo cair, passe uma solução de álcool 70% depois do banho. Com isso, você evita infecções. Não cubra o umbigo com pano, gaze ou esparadrapo (ele deve estar sempre descoberto).

Roupas

Lave as roupas de seu bebê apenas com sabão de coco e enxágue bem. Não agasalhe.

Cólicas

Se seu bebê tiver cólicas ou gases, massageie suavemente a barriga dele e faça exercícios com as perninhas do bebê, como se estivesse andando de bicicleta. Uma posição que alivia o bebê com cólicas é ficar no colo ou sobre a nossa barriga.

Posição para dormir

Coloque o bebê para dormir de lado. Não é necessário usar travesseiros.

Pelo mundo afora

Muitos pais relutam em sair com seus recém- nascidos. No entanto, ares diferentes podem ser bons para acostumá-lo a viajar. O bebê poderá demorar um pouco mais em dormir ou não querer comer pelas mudanças de um lugar para outro. Mas não se preocupe, isso é normal. Guarde as “coisinhas” do bebê em uma mala separada para ficar mais fácil para encontrá-las rapidamente.

O mais importante é que você saiba transportá-lo com segurança. Os assentos para carros são obrigatórios por lei em muitas partes do mundo e podem, eventualmente, salvar a vida de um bebê em caso de acidente. Dentro de um automóvel, o seu colo é o lugar mais perigoso para uma criança. Procure comprar assentos que estejam de acordo com as especificações estabelecidas. Use o assento mesmo em viagens curtas ou saídas rápidas. A maioria dos acidentes ocorre perto de casa.

Hora de dormir

  • Um bebê não tem noção de dia ou noite. Ele poderá acordar durante a noite para mamar.
  • Quando o bebê acordar de noite, mantenha as luzes fracas enquanto você o alimenta e/ou o troca. Coloque-o para dormir logo em seguida.
  • Evite luzes fortes e muito barulho enquanto ele adormece.
  • Mantenha o bebê acordado tanto quanto possível durante o dia.
  • Se ele acorda cedo demais, coloque cortinas ou persianas para bloquear o sol da manhã.
  • Tente cobri-lo, balançá-lo ou andar com ele.
  • Se o bebê acordar e começar a chorar, 15 a 20 minutos de choro não farão mal a ele. Apenas certifique-se de que não está com fome, dor ou molhado.

Fonte: Clínica BarraClin-RJ 
(21) 3150-2800
Dr. Elias Aloan 
Ginecologia/Obstetrícia

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você