Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Cuidados com bebês prematuros

Cuidados com bebês prematuros
Comunidade Materna
ago. 30 - 4 min de leitura
000

Durante a gestação, uma das maiores preocupações dos pais é em relação a saúde do bebê. A criança que nasce prematura pode não estar ainda fisicamente preparada para lidar com todos os estímulos externos, precisando de cuidados extras, e isso preocupa imensamente os pais. A ameaça de problemas respiratórios e complicações neurológicas assusta, mas não existe motivo para desespero, nem para superproteger o bebê.

O nascimento adiantado é bem mais comum do que se imagina (40 crianças prematuras nascem por hora no Brasil, segundo um estudo da UNICAMP), mas existe sim a necessidade de cuidados especiais com o bebê prematuro.

No hospital, é comum que o pediatra recomende versões mais detalhadas dos costumeiros testes do pezinho, da orelhinha e do olhinho. Além disso, podem ser realizados outros testes mais profundos a fim de detectar problemas específicos em bebês prematuros.

Quanto menores forem o tempo gestacional e o peso do bebê, maior o tempo necessário em internamento na UTI neonatal, onde não poderá ser alimentado por via oral. A orientação do pediatra normalmente é que a mãe tire o leite para que o bebê prematuro seja alimentado via sonda.

O maior alvo de preocupação nesse momento é o peso do bebê prematuro. Enquanto não tiver mais de 1900 gramas, ele não poderá sair da UTI.

Conforme o bebê for ganhando peso, o ideal é que se inicie as tentativas de estimular a amamentação. Esse processo pode exigir paciência e muitas tentativas até que o bebê adquira o reflexo de sucção e força para realizá-lo. Além disso, o bebê prematuro pode demorar mais tempo para ganhar interesse pela amamentação, normalmente precisando de mais estímulos.

Quando o bebê recebe alta, isso significa que ele já está preparado para uma vida normal. A menos que as complicações tenham deixado sequelas, os cuidados devem seguir como devem ser para um bebê a termo. É importante, no entanto, que o bebê prematuro possa descansar. Ele passou muito tempo em um ambiente agitado, de luzes fortes e constantes e inúmeros ruídos. Um ambiente tranquilo e silencioso é indispensável para que o bebê tenha possibilidade de livrar-se do incômodo oferecido pelo excesso de estímulos dos últimos dias.

Mito: Colocar o bebê para dormir de lado é mais seguro. Na verdade, uma pesquisa de UNICEF concluiu que dormir de barriga para cima reduzia em 70% os riscos de morte súbita, um problema especialmente preocupante para bebês prematuros devido a comum imaturidade do sistema respiratório.

Bebês prematuros normalmente precisam ser amamentados com maior frequência. É importante seguir as orientações do seu pediatra quanto aos intervalos, mesmo durante a noite. Vale à pena também ficar de olho no ganho de peso e cuidar para que o bebê esteja sempre bem agasalhado, já que na maioria dos casos bebês prematuros exibem alguma dificuldade em manter a temperatura corporal. Mas cuidado para não exagerar, o superaquecimento também é prejudicial.

Também não é recomendado que bebês com menos de 2,5 quilos sejam levados para passeios ao ar livre, passem por trocas de ambiente constantes ou estejam expostos a um número muito grande de visitantes. Por mais que os familiares e amigos queiram conhecer a criança, o bebê prematuro passa menos tempo recebendo da mãe anticorpos que o protegeriam depois do nascimento, e por isso seu sistema imunológico é bastante frágil durante os primeiros anos de vida.

Tomando esses cuidados e principalmente fazendo acompanhamento com um pediatra, logo o desenvolvimento do bebê irá se recuperar do tempo de gestação perdido e na maioria dos casos, viverá uma vida normal e saudável.

 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você