Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Cuidados com a criança na praia

Cuidados com a criança na praia
Comunidade Materna
set. 2 - 4 min de leitura
000

 

Dicas para proteger a saúde da criança e do bebê

Quem não adora passar um dia de verão na praia com a família? Para as crianças, o passeio pode ser especialmente divertido, prazeroso e cheio de descobertas.

No entanto, é fundamental tomar algumas precauções, para proteger a saúde e garantir a segurança dos pequenos.

Os pediatras indicam que você não leve seu bebê à praia antes dos dezoito meses de idade. É importante garantir que o sistema imunológico do bebê já esteja em pleno funcionamento e que a temperatura alta não trará problemas para seu corpo.

Crianças a partir de um ano e meio já estão preparadas para regular bem a temperatura do corpo, além de já poderem ficar expostas a mais estímulos. Ainda assim, existe uma série de cuidados e precauções que os pais precisam tomar.

Nesse texto, veja as principais dicas para garantir que seu filho aproveite ao máximo a experiência de ir à praia. Com esses cuidados, ele poderá explorar sem medo, de divertir e aprender muito!

Aproveitar o sol com moderação

Brincar no sol é uma delícia, mas é necessário tomar cuidado com os horários e com o tempo que a criança fica no sol.

Sempre leve um guarda-sol ou tenda para garantir que a criança possa se abrigar da luz direta de tempos em tempos.

Os melhores horários para deixar a criança aproveitar o sol é antes das 10 h e depois das 15 h. Não esqueça do protetor solar. Escolha o fator de proteção de acordo com a sensibilidade da pele da criança, mas o mínimo é o fps 15. Sempre retoque o produto de duas em duas horas e toda vez que a criança entrar na água.

Também é válido colocar um boné ou chapéu no pequeno, para proteger o couro cabeludo de queimaduras.

Ficar hidratado e alimentado

É preciso ficar de olho na alimentação das crianças. É fácil se distrair com a diversão do passeio e acabar perdendo as horas de comer e beber água.

Principalmente em locais quentes como a praia, é fundamental que a criança coma algo leve de três em três horas e beba muito líquido. Ofereça frutas, sucos e água constantemente.

Explorar com supervisão

É essencial permitir que o seu filho brinque à vontade, explore e descubra coisas novas. Isso é muito importante para o desenvolvimento infantil. Portanto, procure engolir um pouco da ansiedade de mãe e pai e deixe o pequeno se sujar.

No entanto, é sempre necessário supervisionar. Bebês mais novos normalmente possuem o hábito de colocar as coisas na boca, então é importante ficar de olho quando a criança estiver na areia.

Outra dica é não deixar a criança passear ou entrar no mar sozinha. Mesmo crianças mais velhas podem ficar desorientadas com a corrente marítima e ter dificuldade de encontrar os pais novamente.

Dicas para aproveitar a praia com segurança

Confira a seguir uma lista com muitas outras dicas de como garantir que as crianças aproveitem a praia sem correr riscos: 

  • Não obrigue a criança a entrar na água. Se ela estiver com medo, você pode incentivá-la e se oferecer para entrar junto com ela, mas evite pegar a criança no colo e entrar no mar. Isso fará com que ela sinta que não tem controle da situação e fique com ainda mais medo.
  • Sempre que voltar da praia, dê um banho na criança para tirar a areia e o sal da pele, evitando assaduras e irritações.
  • Evite levar a criança na praia em dias com muito vento.
  • A areia mais próxima do mar é normalmente mais fria e mais limpa. Esse é o local ideal para deixar as criançasbrincarem.
  • Procure se informar anteriormente sobre a contaminação da água do mar e sobre o lixo na areia da praia. É bom evitar locais muito sujos com os pequenos. 

Tomando cuidado e prestando atenção, não há nenhum motivo para não se divertir muito na praia com os seus filhos. As crianças certamente vão adorar o passeio e as novas experiências. Um ótimo dia na praia para a sua família!

 

Amanda R. Comício - psicóloga e educadora


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você