Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Cuidados que devemos ter com as crianças durante o tempo seco

Cuidados que devemos ter com as crianças durante o tempo seco
Comunidade Materna
fev. 4 - 4 min de leitura
000

Cada tipo de clima traz seus desafios para as famílias, e para cada um deles existem cuidados e dicas especiais que podem ser muito úteis no cuidado com as crianças. Mas o tempo seco, acaba causando diversos tipos de mal-estar, muitas vezes não identificamos que é por causa do tempo seco que os sintomas aparecem. Já aconteceu com seu filho?

Dificuldade de respirar, olhos coçando, pele ressecada e até mesmo desidratação são causados pelo tempo seco. Mas como fazer para melhorar a qualidade de vida dos pequenos durante este período de clima seco? Como evitar tais sintomas? O que fazer para cuidar de meus filhos durante o tempo seco? Veja abaixo algumas dicas simples que vão te ajudar.

A primeira coisa que precisamos ficar atento é a hidratação. Durante o clima seco, é necessário ingerir mais líquidos que o normal. Mantenha sua criança feliz e hidratada, veja nossa dica.

DICA 1: Escolha junto com a criança uma garrafinha ou copo especial, pode ser aquele que você já tem em casa, com o personagem favorito dela, converse com ela sobre a importância de beber água sempre e deixar a garrafinha ou copo por perto onde estiver brincando ou até mesmo de levar sua garrafinha nos passeios. Além de manter seu filho hidratado, a natureza também agradece!

Se sua criança tem reclamado de muito cansaço, não esta disposta para brincar, você tem percebido uma certa fraqueza, é hora de prestar atenção se ela tem urinado pouco, se a coloração da urina esta escura, este é um quadro de desidratação, é hora de se hidratar, soro caseiro, água de coco, muita água, mas ainda assim, se tiver dúvidas, não deixe de consultar um médico.

Outra reclamação muito comum durante o tempo seco, é a respeito dos olhos. Você tem percebido sua criança se incomodar com os olhos muito secos? Coçar os olhos é uma porta de entrada para muitas doenças, mas durante este tempo, acaba sendo comum, pois os olhos lacrimejam menos, ficando irritados. Além de procurar conscientizar a criança sobre não coçar os olhos, pois “poderiam ir sujeirinhas lá dentro”, você também pode ajudar- lá a manter os olhos limpos e hidratados.

DICA 2: Utilize soro fisiológico, pingue algumas gotas nos olhos das crianças. Você pode ainda utilizar umidificador de ar ou então deixar uma jarra de água ou toalha molhada no ambiente, para ajudar a umidificar.

Percebo, no entanto, dia a dia que a queixa mais comum das crianças durante o tempo seco, é de problemas respiratórios. Você também tem notado isso? É quando vemos com mais frequência eles incomodados com o nariz, e até mesmo com aquela tosse seca, espirros, falta de ar ou em alguns casos, sangramento nasal. Você pode diminuir estes desconfortos também.

LEIA MAIS - Quando e como usar o umidificador de ar?

DICA 3: Para diminuir o desconforto no nariz, você pode lavar o nariz com soro fisiológico. Sei que é complicado e imagino que para algumas crianças é até mesmo assustador, mas é muito eficiente manter as vias aéreas hidratadas, ajuda na prevenção das doenças respiratórias. Uma toalha molhada pode ser colocada na cabeceira da cama ou em uma cadeira próxima da criança.

A verdade é que sempre temos muitos desafios seja qual for o clima, ainda mais em tempo de férias, quando precisamos programar atividades adequadas, porém divertidas e atraentes, mas cuidando para que estejam protegidos e confortáveis. O tempo seco não ajuda! Mas deixo mais algumas dicas importantes para diminuir ao máximo o desconforto e aproveitar o dia!

DICA 4: Frutas, sucos, picolés de fruta e alimentos frescos são grandes aliados, aproveite! Passe um pano úmido na casa, o que vai refrescar e ajudar a umidificar o ambiente e por último, mas não menos importante: Evite as atividades ao ar livre nos horários entre 10 e 16 horas, pois é quando o ar está mais seco.

Lembre-se sempre, ao persistirem os sintomas, procure o pediatra.

 

 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você