Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Crianças podem tomar café?

Crianças podem tomar café?
Comunidade Materna
jun. 21 - 2 min de leitura
000

O hábito de tomar café é muito comum entre as famílias brasileiras e para quem tem filho pequeno em casa sabe que a observação é uma característica muito comum das crianças, por isso, normalmente após os dois anos de idade acaba sendo inevitável o pedido: “mãe, posso tomar café?”.

Crianças podem tomar café?

Será que pode? Decisão difícil não é? Mas a resposta é “depende”, isso mesmo. Depende da idade e da quantidade.

Crianças com menos de 2 anos: nesta idade NÃO devem tomar café. O ideal é deixar a criança conhecer o novo sabor somente depois dos 2 anos, ainda assim somente provar um ou dois golinhos não mais do que isto.

Crianças entre 2 e 6 anos: podem tomar café desde que em pequenas quantidades, ou seja, no máximo o equivalente a meia xícara pequena de café por dia, de preferência coado (não expresso) e misturado ao leite, assim a criança ingere menos cafeína e mais cálcio e zinco.

Crianças com mais de 6 anos: Podem, mas no máximo uma xícara pequena por dia, também coado e misturado, de preferência com leite.

O café contém cafeína que é um estimulante e por isto a bebida pode não ser indicada para muitas crianças. Mas também tem propriedades antioxidantes que fazem bem para a saúde.

Alguns especialistas defendem que o café pode ser uma boa fonte de estímulo para crianças que apresentam dificuldade de concentração devido ao sono, especialmente aquelas que estudam no período matinal. “Além de conter substâncias importantes como antioxidantes, minerais e vitaminas, o café aumenta o estado de atenção e alerta das crianças e colabora para o entendimento das aulas”. Porém, não é indicado que seja consumido em quantidades excessivas.

O excesso de cafeína diminui a retenção de cálcio no organismo de pessoas com uma dieta pobre em cálcio, e diminui a absorção de ferro. Neste caso, a criança deve ser desestimulada a consumir alimentos com cafeína para não atrapalhar seu crescimento.

O Café em excesso, causa insônia, agitação, irritabilidade e dores no estômago. Por isso, se o seu filho adora café, é melhor tomar durante a manhã e à tarde. Evite oferecer a bebida à noite e não se esqueça da quantidade.

Portanto mamãe fique de olho e tome cuidado para não haver exageros, pois tomar um cafezinho esta liberado.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você