Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

O novo Coronavírus

O novo Coronavírus
Comunidade Materna
mar. 2 - 4 min de leitura
000

Um dos assuntos mais falados no momento tem sido o coronavírus, é assustador o quanto tem impactado as pessoas, mesmo as que estão longe de lugares onde há ocorrências da doença, mas com a rápida comunicação nas redes sociais, parece que o pânico é maior ainda, e aí vem as falsas notícias, as informações incorretas e tantas incertezas, por isso vamos falar do assunto aqui também, da forma mais esclarecedora possível, com informações da Organização Mundial de Saúde (OMS), que tem trabalhado com especialistas para expandir o conhecimento médico sobre o novo coronavírus.

Infelizmente no dia 26-02-2020 foi confirmado o primeiro caso no Brasil, na cidade de São Paulo, trata-se de um senhor que esteve recentemente na Itália.

O que é o Coronavírus?

Os coronavírus são uma grande família viral, na verdade são conhecidos desde a década de 60, responsáveis por infecções respiratórias semelhantes a resfriados comuns. Já alguns dos coronavírus também podem causar infecções respiratórias graves, como os que foram identificados na china em 2002 e no oriente médio em 2012.

A informação do site da OMS é a seguinte: “Os coronavírus são uma ampla família de vírus encontrados em animais e humanos. Alguns infectam humanos e são conhecidos por causar várias condições, do resfriado comum a doenças mais graves, como a síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS) e a síndrome respiratória aguda grave (SARS).”

O chamado Novo Coronavírus (também conhecido como Covid-19) trata-se também de uma infecção respiratória grave que em alguns casos leva à pneumonia ou à insuficiência respiratória.

Normalmente ele é transmitido pelo ar, por meio das gotículas da tosse ou espirro, também pode ser transmitido pelo contato pessoal próximo ou com objetos e superfícies contaminadas.

Quais os sintomas do Coronavírus?

Embora os pesquisadores ainda estejam procurando entender melhor a atuação do novo coronavírus para evitar sua disseminação, o que sabemos hoje é que  os sintomas mais comuns da doença Covid-19, causada pelo novo coronavírus são geralmente tosse seca, febre e cansaço. Podendo ainda, em alguns casos, sentir dores no corpo, congestionamento nasal, inflamação na garganta ou diarreia.

Em casos mais graves da doença foi constatada síndrome respiratória aguda e insuficiência renal.

Qual o tratamento?

Até o momento, a doença não tem vacina, nem tratamento específico.

Os pacientes têm recebido tratamento para aliviar os sintomas, o ciclo é de em média 14 dias, mas segundo a Organização Mundial de Saúde mais de 30 mil pessoas já se recuperaram da doença, o que é uma boa notícia, não é mesmo?

Como evitar o Coronavírus?

A Organização Mundial de Saúde faz as seguintes recomendações para nos protegermos:

  • Lavar as mãos frequentemente;

  • Cobrir a boca e o nariz com o cotovelo ao tossir ou espirrar.

  • Manter a “distância social” de pelo menos 1 metro, especialmente das pessoas que estão tossindo, espirrando ou com febre.

  • Evitar colocar as mãos no rosto, especialmente boca, nariz e olhos 

  • Procure atendimento médico se tiver febre, tosse e falta de ar.

  • Evite comer alimentos de origem animal crus ou mal cozidos

Cuidados especiais com os bebês para evitar o coronavírus

Embora tenham sido registrados poucos casos em crianças, algumas medidas podem ter tomadas para proteção dos bebês.

  • Evite lugares com muitas pessoas.

  • Lave sempre as mãos!

  • Quando receber visitas, peça que também lavem as mãos e usem álcool antisséptico antes de ter contato com o bebê. 

  • Evite beijinhos ou que toquem o rosto do bebê.

  • Evite a proximidade de pessoas que estejam com os sintomas

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você