Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Conheça os Benefícios da Acupuntura em Bebês

Conheça os Benefícios da Acupuntura em Bebês
Comunidade Materna
jul. 30 - 7 min de leitura
000

 

Acupuntura em bebês: Um alívio para a dor e problemas de saúde  

Uma pesquisa recente descobriu que a acupuntura é um tratamento viável para muitas doenças não só para as pessoas de todas as idades, mas inclusive para os bebês.

Hoje, nos Estados Unidos,  já existem clínicas de acupuntura pediátrica. Recentemente, médicos do Hospital Geral de Massachusetts capturaram imagens do cérebro de bebês durante a acupuntura e encontraram padrões ativados pela acupuntura que se parecia muito com os padrões observados enquanto os bebês estavam em repouso. Isso sugere que a acupuntura é, pelo menos, uma maneira de aliviar a dor

É claro que não é nenhum pouco divertido assistir o seu bebê sendo “picado” com agulhas durante as imunizações. E você deve estar se perguntando porque alguém iria querer transformar um bebê em uma almofada de alfinetes humana. Nada disso‼! 

Para começar, os estudos sugerem que essa antiga prática médica chinesa, especialmente quando combinada com a medicina ocidental, pode aliviar doenças e dores comuns, como: cólicas, infecções de ouvido e problemas respiratórios.

Acupuntura em bebês é seguro?

A Academia Brasileira de Pediatria não tem nenhuma posição, em particular, sobre acupuntura para os bebês, mas sugere que você converse com o pediatra do seu filho antes de iniciar o tratamento.

Há uma idade mínima para começar a acupuntura?

Não. Não existe idade mínima para começar, e os acupunturistas rotineiramente já estão acostumados a tratar crianças - mas é importante usar o bom senso: 

Não exponha o seu recém-nascido a germes (de outros pacientes no consultório, de agulhas que não estejam perfeitamente esterilizadas), uma vez que o resultado poderia ser pior do que o sintoma você está tentando tratar. Por questões simples, como infecções de ouvido e resfriados, você pode conversar com seu médico sobre como iniciar a acupuntura, logo que você vê os sintomas - não há nenhuma razão para esperar para que os sintomas piorem ou melhorem antes de tentar acupuntura. 

O que mais você deve saber se você está pensando sobre acupuntura em bebês

acupuntura ainda representa um pouco de tabu, talvez porque ainda ninguém tenha sido capaz de descobrir exatamente como ou por que a acupuntura funciona, mas existe uma teoria interessante sobre isso:

Doenças são estabelecidas quando a energia não pode fluir livremente por todo o corpo!

Quando os terapeutas de acupuntura perfuram áreas específicas do corpo do seu bebê com agulhas muito finas (totalmente indolores), elas desbloqueiam energia presa, o que melhora a saúde. Além disso, a acupuntura libera endorfinas analgésicas, os hormônios que fazem você feliz. Pode soar um pouco estranho, para alguns, mas culturas asiáticas vêm fazendo acupuntura por milhares de anos, tornando-se uma das mais antigas práticas de cura no mundo.

Os puxões de agulhas não são dolorosos

Acupuntura para bebês pode parecer assustador, mas as agulhas são mesmo muito finas e muito mais delicadas do que as utilizadas para injetar vacinas ou tirar sangue. (Aquelas “rasgam” a pele, o que dói.) As agulhas de acupuntura são, no máximo, um pouco desconfortáveis. A maioria dos pacientes não sentem, e alguns até caem no sono durante o tratamento.

Se você ainda está preocupada com o que está causando a dor em seu bebê, submeta-se a um tratamento de acupuntura e experimente como quem faz se sente.

Existem vários tipos de tratamento. Entre as opções, estão a sangria dos dedinhos, as agulhas pelo corpo, as sementinhas na orelha e o laser.

Agulhas e Sangrias: Como os meridianos estão completamente formados somente a partir dos 7 anos, uma opção de acupuntura para bebês é a sangria. Nesse caso, uma  agulha bem fininha é usada em pontos específicos dos dedinhos do pé ou da mão do recém-nascido, locais em que se tira uma gotinha de sangue. O processo não é doloroso e a sangria ativa o fluxo energético de todos os órgãos, segundo os acupunturistas.

Auriculoterapia: Como a orelha é uma das partes do corpo que reúne pontos ligados a todos os órgãos, a auriculoterapia é uma técnica que consiste em estímulos através de sementinhas coladas na orelhinha do bebê que, ao serem apertadas, durante algumas vezes ao dia, estimulam um ponto.

AcupulLaser: Outra opção é estimular os canais energéticos, usando o laser, por que ele alcança e estimula muitos pontos no corpo.

Cólica melhora com acupuntura

O estudo aponta que a duração e a intensidade do choro em bebês com cólica reduziram consideravelmente através da intervenção de acupuntura.

Jaclyn Chasse, educador médico e biólogo molecular em Manchester (EUA), desenvolveu um projeto em que noventa crianças saudáveis ​​com idade entre 2 a 8 semanas com cólica infantil foram randomizadas para receber acupuntura. Os bebês foram submetidos a um regime estruturado de 6 visitas ao longo de 3 semanas em uma clínica de acupuntura e a intervenção mínima com a acupuntura foi eficaz na redução da duração e intensidade do choro em bebês com cólica.

O choro pode ter um efeito importante sobre a estabilidade da família. Choro, frustração e cansaço podem infligir enorme pressão emocional sobre os novos pais, levando a ansiedade, stress, discórdia conjugal. Quando combinamos esses efeitos sociais com o aumento dos riscos para crianças afetadas e seus pais, vemos a preocupação que a cólica causa.

É importante implementar estratégias seguras e eficazes para acalmar bebês com cólica. Sendo assim, juntamente com o ensino de técnicas suaves para os pais, como evitar o consumo de alérgenos alimentares e fazer a acupuntura pode ser uma ferramenta eficaz para acalmar bebês com cólica.

O impacto de longo alcance de cólica infantil em crianças, bem como seus pais e sua estrutura familiar têm apresentado razões suficientes para continuar a explorar meios para aliviar os sintomas da cólica. A acupuntura parece ser uma consideração viável quando da elaboração de um plano de tratamento para gerenciar a cólica infantil.

Escolha um acupunturista legítimo!

Cerca de metade de todos os Estados exigem acupunturistas licenciados, o que significa que deve completar certa escolaridade e passar em um exame, ter algum certificado. Procure se informar na sua região; e, antes de iniciar qualquer tratamento, no entanto, leve seu filho a uma consulta. Este é o momento para perguntar sobre a formação do acupunturista, licenciamento (se aplicável), e experiência em acupuntura em bebês, bem como a familiaridade do praticante de trabalhar com outros prestadores de cuidados de saúde para garantir uma boa assistência.

 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você