Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Dicas para montar uma lancheira saudável!

Dicas para montar uma lancheira saudável!
Comunidade Materna
set. 17 - 5 min de leitura
000

Montar uma lancheira saudável é uma árdua tarefa nós mães e pais diariamente, não é mesmo? O fato é que não é nada fácil preparar um lanche saudável e que a criança goste em um mundo com tantas opções pouco saudáveis.

Mas, montar uma lancheira saudável não é nem um bicho de sete cabeça, veja algumas dicas que separei para te ajudar nesta rotina. Vamos lá?!

É fato! A cada ano que passa a missão de montar uma lancheira saudável fica mais complicada pois os lanches possuem cada vez mais açúcar e sódio.

O que acontece é que a correria do dia a dia também acaba prejudicando um pouco essa tarefa pois nem sempre temos tempo de preparar lanches super elaborados para as crianças.

Além disso, tem dias que a criatividade simplesmente não comparece e temos que tirar o coelho da cartola e fazer mágica para que tudo dê certo e garantir que nosso filho vai comer bem enquanto está fora de casa, não é mesmo?

Primeiramente lembre-se que existem alimentos que podem ser preparados com antecedência e alguns outros que podem ser congelados. Isso pode ser uma ótima carta na manga para os dias mais corridos.

Depois, o que você precisa saber para montar uma lancheira saudável é que ela deve conter a combinação de três grupos alimentares, que são:

  1. O primeiro são os construtores, que são as proteínas. Essas proteínas podem ser encontradas nos iogurtes, leites, carnes, queijos, frango, atum e etc.
  2. O segundo são os reguladores, que são as fibras. As fibras podem ser encontradas nas frutas, nos legumes e nas verduras.
  3. O terceiro são os energéticos, que são os carboidratos. Os carboidratos estão presentes nos pães, biscoitos, bolos e etc.

Sabendo disso, veja agora mais algumas dicas para montar uma lancheira saudável para as crianças:

- Bebidas

Os sucos sempre geram dúvidas e podem ser um problema. Isso por que os naturais acabam perdendo o gosto e os nutrientes se tomados muito depois do preparo. Já os de caixinha são uma bomba de açúcar e sódio.

A dica nesse caso então, é escolher frutas que tem uma oxidação mais lenta, tais como; o maracujá, o abacaxi, a acerola e a goiaba. Para o armazenamento e o transporte o ideal é usar uma garrafinha térmica.

Lembre-se que mesmo que a bebida perca um pouco dos seus nutrientes pela demora em ser ingerida, ela ainda será mais saudável do que uma industrializada.

Fazendo dessa forma a bebida pode ser ingerida até 3h depois do preparo sem prejuízos significativos. Uma boa opção é comprar as polpas de suco concentradas ou a água de coco pasteurizada.

- Deixe os embutidos de fora

Embora sejam práticos e pareçam muito saudáveis os embutidos nunca são uma boa opção pois possuem conservantes, realçadores de sabor, acidulantes, corantes e mais um punhado de sódio. Além disso, a longo prazo, eles podem gerar problemas de saúde para os pequenos.

-Inove e saia do comum

Quando se pensa em frutas para montar uma lancheira saudável as primeiras opções são sempre banana e maçã, pela praticidade, claro!

Entretanto as crianças enjoam rápido e é preciso variar. Então frutas como uva, manga, melancia, melão e morango picadinhos podem ajudar a dar uma variada nos sabores.

- Pães

As bisnaguinhas tendem a ser a primeira opção das mamães por que são práticas e as crianças adoram. Entretanto, existem opções mais saudáveis no supermercado, como pães de cenoura ou mandioca. Além de saborosos e pequeninhos eles também são mais nutritivos.

- Petiscos do bem

Frutas desidratadas, cereais e oleaginosas sem sal são ótimas sugestões para os pequenos comerem de petisco.

- Iogurte

Muitas mães desistem de botar iogurte na hora de montar a lancheira,  pois eles estragam com facilidade.

Entretanto uma boa dica é colocar o iogurte no freezer por algumas horas e botar ele na lancheira ainda bem gelado. Assim quando seu filho for comer ainda vai estar bem fresquinho.

Por fim tente agregar valores nutritivos nas receitas comuns como, por exemplo, nos bolos. Uma dica é diminuir a quantidade de farinha branca e acrescentar cenoura, laranja e até mesmo cacau em pó na massa para dar mais sabor e nutrientes.

Trocar produtos pobres como a margarina do pão por algo como patê também pode ser bem vantajoso na hora de montar uma lancheira saudável.

Espero que  aproveitem as dicas e não deixe de botá-las em prática!

Beijos e Até,
Vanessa Motta


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você