Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Como limpar os ouvidos, nariz e unhas do bebê?

Como limpar os ouvidos, nariz e unhas do bebê?
Comunidade Materna
jul. 24 - 2 min de leitura
000

Dedinhos, pezinhos, ouvidos e nariz, tudo tão delicadamente perfeito. Para as mamães de primeira viagem a tarefa de manter os bebês limpinhos e saudáveis as vezes assusta. É muita responsabilidade e são muitas as dúvidas.

Ciente da delicadeza de cada pedacinho do seu bebê, separamos aqui algumas dicas para auxiliar as mamães nessa tarefa diária que é a higiene do bebê

Primeiramente, reserve um momento tranquilo para que você possa cuidar do seu pequeno, dedicando-se exclusivamente a ele.

Como limpar o ouvido do bebê? 

Para limpar os ouvidos do bebê, você pode usar a ponta da toalha, fazendo-o assim que terminar o banho. Mantenha o foco na limpeza externa e lembre-se de limpar atrás da orelha do pequeno.

Evite o uso de hastes flexíveis com algodão nas pontas pois, sem querer, você pode acessar o ouvido médio ou interno do bebê.

Como limpar o nariz do bebê?

Para higienizar e desobstruir o nariz do seu bebê, você pode usar: soro fisiológico para lavar e hidratar e o sugador nasal, que possibilitará que você aspire as secreções acumuladas.

Não é recomendado o uso de hastes flexíveis com algodão nas pontas para limpar o nariz do bebê.

Como cortar as unhas do bebê

Para cortar as unhas do bebê, use uma tesourinha apropriada de pontas redondas, específica para bebês. Após o banho é um bom momento, pois as unhas estarão mais hidratadas e fáceis de cortar. Busque seguir o contorno arredondado, natural do dedinho do pequeno, não deixando pontas, pois ele pode se arranhar. Não compartilhe a tesourinha do bebê com outras crianças.

Dica: Caso o seu pequeno fique agitado nos momentos de higiene, vale colocar uma música relaxante ou, até mesmo, cantar para ele, distraindo-o e acalmando-o. Não tenha pressa.

A higiene é um momento de muita intimidade e troca de afeto entre o adulto (mamãe ou cuidador) e o bebê. São em momentos de intimidade, como esses, que são fortalecidos vínculos afetivos. Então, aproveite para curtir cada pedacinho dessa obra prima que é o seu filhote.

 

Abraços,
Andreia S. Jenkins, educadora, formada em Literatura pela UFRJ e consultora sobre comportamento infantil e relação mãe-filho.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você