Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Como limpar o nariz entupido do bebê

Como limpar o nariz entupido do bebê
Comunidade Materna
jul. 29 - 5 min de leitura
000

 

Nariz entupido do bebê significa incômodo não só para ele próprio, que sofre um bocado com isso, mas também para os pais. Isso porque quando o bebê está com o nariz entupido, ele pode acabar deixando todos preocupados e por estar desconfortável, pode chorar e ficar inquieto.

Imagine a situação do bebê: suas narinas e suas vias aéreas já são, por conta da idade, menores, mais estreitas. Quando o narizinho dele fica entupido, isso dificulta a sua respiração e ele, além de não respirar tão bem quanto o esperado, fica mais cansado. E muitas vezes a criança pode não querer comer ou ter dificuldades de mamar por conta desse congestionamento nasal.

Uma das coisas que mais influenciam no entupimento do nariz do bebê são as condições do tempo. Quando a umidade do ar está muito abaixo do desejável, ou melhor, quando o tempo está seco, isso resseca as narinas. O corpo, na tentativa de hidratar o local, produz secreções, deixando-o entupido.

Nos períodos mais frios, como o outono e inverno, a umidade do ar fica menor, o que agrava a situação. A temperatura mais baixa por si só já é um problema dos grandes quando se trata da saúde do bebê.

A poluição do ar é igualmente um item de peso para o entupimento. Por conta dessa poluição, o ar fica cheio de partículas que podem irritar as vias aéreas e também provocar diversas alergias.

Essas secreções que obstruem a narina do bebê podem ser mais claras e líquidas, durante o dia, ou com um tom entre amarelo e verde, sendo mais “grossinhas”, espessas, durante a noite.

A criança pode apresentar outros sintomas além de um nariz entupido. Muitas vezes ele é apenas um dos diversos sinais de alguma infecção ou doença respiratória.

É por essa razão que a narina do bebê deve ser higienizada com frequência. Vamos entender  como fazer essa limpeza.

Como manter o nariz do bebê limpo e descongestionado

Limpar o nariz do bebê vai deixa-lo muito mais aliviado, respirando melhor e se sentindo mais confortável. Dormir vai ser mais tranquilo para ele, justamente pelo fato de poder respirar com mais facilidade e qualidade.

Dicas de como limpar o nariz entupido do bebê.

Soro fisiológico

O soro fisiológico é um produto indispensável e que toda mãe deve procurar ter em casa sempre. Ele pode ser facilmente encontrado em qualquer farmácia e muito provavelmente o pediatra irá receitar para o bebê. Com cuidado, incline a cabeça do bebê para trás e com um conta-gotas coloque no nariz. O soro além de ser ótimo para fazer a higiene do nariz do bebê ele também ajuda a manter as vias aéreas hidratadas o que é excelente para os dias mais secos.

Aspirador nasal de borracha

O aspirador nasal possui o formato de pera, por isso também é conhecido como perinha, ele suga o líquido que está no narizinho do bebê, sua sucção é muito baixa e por este motivo não conseguem extrair toda a secreção a criança.

Sugador nasal em forma de canudo

O sugador nasal funciona através de sucção que é feita por um adulto, através de uma ponteira de silicone bem macia que é colocado na entrada do nariz da criança, não é preciso introduzir dentro do nariz, por isso não machuca!

A secreção que sai do nariz da criança fica dentro de uma barreira que tem logo após a ponta do sugador, evitando qualquer contado com a nossa boca.

Sugador nasal elétrico

É mais caro e também mais sofisticado e faz a sucção da secreção de forma mais fácil e descomplicada.

Solução em spray

Existem alguns sprays com uma solução a qual se espirra delicadamente no nariz da criança.

Inalador/nebulizador

Fazer uma inalação com soro fisiológico ajuda enormemente na eliminação do muco.

A limpeza do nariz do bebê deve ser feita diariamente, prevenindo e/ou remediando a obstrução nasal. Ela deve ser feita no mínimo 2 vezes ao dia e mais vezes no caso de tempos e lugares mais secos.

Deixando o nariz do bebê limpo e desobstruído

A melhor coisa a se fazer é prevenir sempre. Uma limpeza diária das narinas do bebê evita muitos problemas. Lembre-se sempre de limpar o sugador ou nebulizador após o uso, evitando uma nova contaminação.

 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você