Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Como escolher a mamadeira e o bico certo

Como escolher a mamadeira e o bico certo
Comunidade Materna
dez. 23 - 11 min de leitura
000

Vamos falar um pouquinho de mamadeiras e seus bicos, saber e entender qual a diferença de um bico ortodôntico para um bico comum, como identificar o tamanho do furo e suas fases.

A mamadeira deve ser usada em casos onde não foi possível o aleitamento materno ou por algum outro problema o pediatra pediu que fosse dado um complemento ao bebê ou ainda quando a mãe precisa retornar ao trabalho, quando o bebê é prematuro e até mesmo em casos de gêmeos ou trigêmeos o uso de mamadeira se faz necessário, no mais o bebê deve ser amamentado exclusivamente no peito até o sexto mês e após a introdução de novos alimentos, se possível até dois anos.

Como escolher a mamadeiras e o bico certo para o meu filho?

Quando falamos de mamadeiras e bicos temos que entender primeiramente que estes itens podem ser classificados de algumas maneiras. Vejamos:

Mamadeiras

Quanto ao formato:

Mamadeiras Standard - São as mamadeiras de formato mais comuns podem ser chamadas também de boca estreita)

Mamadeiras Boca Larga - Como o próprio nome já diz tem a boca da mamadeira mais larga do que a mamadeira comum standard, isso muda duas coisas:

  • Facilita lavar a mamadeira justamente por ter esta boca mais larga.
  • Por ter a boca larga, obrigatoriamente tem que usar o bico largo também e este tipo de bico envolve mais a parte exterior dos lábios da criança e quando ela usa a mamadeira tem uma referência de contato aos seios da mãe.

 Quanto as funções:

Mamadeiras Comuns – Não apresentam nenhuma característica especial

Mamadeiras Anti-Cólica – Mamadeiras que possuem um mecanismo que separa o ar do leite no momento que o bebê está mamando. Nas mamadeiras comuns enquanto a criança mama se forma um vácuo na mamadeira e ai muitas vezes o bico gruda e com isso o bebê acaba sugando apenas ar e é este ar que irá causar a cólica. Quando as mamadeiras tem um mecanismo que consegue eliminar este ar a criança mama de maneira contínua o bico não gruda e ela não engole ar o que reduz e muito o efeito das cólicas.

Sim, reduzir porque mesmo mamando no peito a criança pode ter cólica, o peito é sem dúvida a melhor maneira de evitar, mas como disse tanto o peito quanto as mamadeiras anti-cólicas reduzem mas não eliminam 100% as cólicas.

Mamadeira Anti-Refluxo – Na verdade não existe mamadeira anti-refluxo, muitos confundem na hora de vender ou comprar a anti cólica explicada acima. Até porque o refluxo é causado devido ao esfíncter nos bebês que ainda não está bem formado (que é como uma válvula no final do estômago que impede que o que ingerimos volte), o esfíncter só se forma totalmente aos 12 meses de idade aproximadamente, e até lá é comum a criança ter refluxos, lógico que tem refluxos mais graves as vezes causados até por uma patologia, nestes casos o pediatra irá recomendar uma fórmula de leite mais engrossada e especial para estes casos, assim como o uso de travesseiros anti refluxos que deixam a criança dormir em uma inclinação de 35°, para casos mais graves existem uns cintos que praticamente fazem a criança dormir sentadas.

Quanto ao tamanho

Aqui não mudou muita coisa do que sempre existiu, os tamanhos mais comuns de mamadeiras são:

70ml ou 80ml – Também chamadas de Chuquinhas

125 ou 150ml – Mamadeiras Médias

240 ou 250ml – Mamadeiras Grandes

330ml – Mamadeiras Extra Grandes

Não existe regra de qual tamanho de mamadeira usar para cada tipo de alimento, na verdade você irá usar de acordo com o quanto a criança está mamando, você pode usar qualquer tamanho de mamadeira tanto para água, quanto para leite ou sucos não importa o tamanho da mamadeira e sim o tipo de bico que será usado para cada um desses líquidos que é o que veremos agora.

 

Qual a diferença dos Bicos de Mamadeiras

Quanto ao Material

Bicos de Látex – Primeiro tipo de material usado para bicos de mamadeiras, hoje está quase em desuso principalmente porque com o uso se deforma mais rápido e fica com um aspecto bem feio, fica maior e manchada também

Bicos de Silicone – Hoje quase só se usa este tipo de bico, além de ser mais macio que o látex o que auxilia na não deformação da arcada dentária, também é mais “bonito” pois se deforma e mancha menos que o outro material.

Quanto a idade

Bicos Fase 1 – Para crianças de 0 a 6 meses

Bicos Fase 2 – Para crianças de 6 meses em diante a diferença para o anterior é o tamanho do bico que é maior não o tamanho do furo, o tamanho do furo é o mesmo só o tamanho do bico é que aumenta.

 

Quanto ao Formato:

Bico Universal – Também pode ser chamado de bico redondo é o tipo de bico mais tradicional e comum que existe.

Bico Ortodôntico – Muitas pessoas chamam popularmente de bico achatado ou bico curvado, isso porque os bicos ortodônticos, imitam a abocanhadura da criança, ou seja eles são mais estreitos onde a criança morde, isso para que ao morder a criança não exerça tanta pressão sobre a borracha e o seu uso ajuda a não deformar a arcada dentária que está em formação.

Bico Ortodôntico Simétrico -  Uma evolução do bico ortodôntico comum, pois aqui aquela curvatura não tem lado certo, tanto virado para cima quanto virado para baixo o bico continua com sua função ortodôntica pois os dois lados são exatamente iguais, são simétricos.  No bico ortodôntico comum nunca pode deixar o bico de cabeça para baixo na boca da criança porque ai sim usando da maneira incorreta pode forçar o palato levando a dentição para frente.

Quanto ao Furo

Furo Pequeno – Tanto para fase 1 quanto para fase 2: o furo do bico por onde o liquido irá passar será mais ralo, ideal para dar água ou chá por exemplo.

Furo Médio – Tanto para fase 1 quanto para fase 2: o furo do bico por onde o liquido irá passar será com pouca consistência, ideal para dar leite e sucos.

Furo Grande – Tanto para fase 1 quanto para fase 2: o furo do bico por onde o liquido irá passar será mais engrossado, ideal para dar leite de fórmula misturados com complemento, ou sucos mais espessos como manga, goiaba por exemplo.

Quanto ao Fluxo

Fluxo Lento – Geralmente usados a partir de recém-nascido vem com um único furo

Fluxo Médio – Usado a partir de 3 meses costuma ter 2 furos e aumenta o fluxo da saída do liquido.

Fluxo Rápido – Usado a partir de 6 meses costuma ter 3 furos

Cada um deste fluxos você irá controlar de acordo com a VELOCIDADE que a criança costuma mamar, se a criança mama devagar e você usar um fluxo rápido provavelmente ela irá engasgar e se a criança mama rápido e você usar o fluxo mais lento ela irá se irritar na hora de mamar.

Observações Gerais para Mamadeiras e Bicos

Marcas Diferentes

Sempre, sempre, sempre mesmo compre apenas bicos das MESMAS marcas da mamadeiras, cada mamadeira tem um diâmetro específico na boca e mesmo que visualmente você ache que o bico da marca X vai servir na marca Y eles podem ter uma diferença mínima de tamanho que ou vai ficar um pouquinho mais largo e vai perder o efeito anti-cólica se tiver ou vai ficar um pouquinho mais estreito e vai vazar.

Formato da Mamadeira X Bico

Lembre-se que o formato da mamadeira vai influenciar o tipo do bico, mesmo que da mesma marca, pois se você escolheu uma mamadeira Standard terá de escolher um bico (fase 1 ou fase 2, furo pequeno, médio ou grande, etc.) para mamadeira standard.

Já se você escolheu uma mamadeira Boca Larga terá de escolher um bico (fase 1 ou fase 2, furo pequeno, médio ou grande, etc.) para mamadeira Boca Larga.

Vida Útil

É comum perguntar quanto tempo dura a mamadeira ou o bico, na verdade, independente do QUANTO dura é melhor saber QUANDO se deve substituir.

No caso dos bicos o ideal é que sejam substituídos no mínimo de 3 em 3 meses, agora se o bico apresentar rachaduras ai deve ser substituído assim que elas aparecerem, isso não é um defeito do produto e sim é causado pelos dentes da criança, nestes casos pode ser que até com apenas uma semana de uso o bico rasgue e aí mesmo com pouco tempo tem que ser substituído. Alguns bicos ficarão com uma cor amarelada com o tempo de uso, na maioria das vezes por se usar alguns tipos de suco na mamadeira (manga, maçã, por exemplo) que além de deixar cheiro ainda amarelam o bico, mas isso também não impede de os continuar usando.

Já no caso das mamadeiras as mesmas podem durar um pouco mais até uns 6 meses, o que vai determinar o tempo de troca é o estado do frasco, de como ele foi lavado, pois as cerdas da escova de mamadeira vão os deixar com marcas que esteticamente pode ficar feio, além do cheiro que vai se acumulando, principalmente com o uso de sucos.

Tamanho do Furo

Como informando antes, existe um tipo de furo para cada tipo de liquido, NUNCA tente furar o bico para aumentar o tamanho do furo, isso pode trazer consequências desastrosas, já que o silicone utilizado no bico é um material muito macio o mesmo pode ficar com pequenas fissuras que se soltaram e a criança pode acabar engolindo um pedaço do silicone.

Composição do Produto

Você já deve ter ouvido ou ainda vai ouvir sobre Bisfenol A ou sobre BPA, que é a mesma coisa, o Bisfenol é uma substância que se encontrava antes em vários produtos infantis como frascos de mamadeiras, pratos, copos etc..., mas desde o final de 2011 sua venda passou a ser proibida no Brasil.

Isso porque foi constatado que este material conforme ia se soltando no produto, devido a esterilização ou desgaste natural mesmo, poderia ser prejudicial à saúde.

Como saber se o produto é livre de Bisfenol A o BPA ? O Bisfenol era parte integrante do POLICARBONATO, então se olhar a mamadeira ou copo e o material de composição do frasco for POLIPROPILENO, POLIETILENO ou POLIESTERSULFONA os mesmo são livres da substância.

 

 


Autor deste artigo:
Michel Khalil Dos Reis


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você