Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Como distrair as crianças durante as viagens de carro

Como distrair as crianças durante as viagens de carro
Comunidade Materna
abr. 28 - 5 min de leitura
000

Brincadeiras para distrair as crianças durante as viagens de carro

Viajar de carro com as crianças requer um bom planejamento. Isso mesmo, as viagens curtas muitas vezes já são cansativas, imaginem as longas. As crianças são agitadas naturalmente, querem brincar, pular, correr, e ficar horas sentado na mesma posição sem ter o que fazer, tornará o passeio estressante não só para elas, mas para os pais também que terão que lidar com o mal humor de uma criança cansada.

A solução para diminuir o desconforto dos filhos e ajudar o tempo da viagem passar mais rápido é inventar jogos e passatempos. Fica muito mais legal quando a família toda participa! 

Confira a seguir algumas ideias para brincar com as crianças durante as viagens de carro

1- A última letra

Para brincar, uma pessoa deve escolher um tema. Pode ser animais, lugares, frutas, o que a família preferir. O jogo começa com alguém falando uma palavra que se encaixa nesse tema. Por exemplo, se o tema for animais, a primeira palavra poderá ser “onça”. 

A próxima pessoa deve falar uma palavra do mesmo tema, começando com a última letra da palavra anterior. No nosso caso, a letra “a”. Então, o próximo participante poderá dizer “antílope”. 

Então, é só continuar com a regra até alguém não conseguir achar uma palavra. Para continuar brincando, basta escolher um novo tema. 

2- 20 perguntas

O organizador deve escolher uma pessoa famosa, personagem ou filme. Os outros participantes poderão fazer 20 perguntas cada um para tentar adivinhar no que o organizador pensou. A resposta das perguntas deve ser apenas sim ou não. 

O primeiro a adivinhar ganhar a brincadeira e será o próximo organizador. 

3- Comendo o alfabeto

Um jogo muito divertido e um ótimo exercício de memória. A brincadeira começa com a primeira pessoa dizendo “estou com tanta fome, que poderia comer uma avestruz”. A última palavra pode ser qualquer uma que comece com “a”.

A próxima pessoa deverá repetir a frase e acrescentar uma palavra com “b”. Por exemplo, “estou com tanta fome que poderia comer uma avestruz e um balão”

A brincadeira segue assim até ou “z” ou até alguém errar alguma palavra. 

4- História incompleta 

Alguém deve iniciar uma história, com apenas uma frase. A frase seguinte deverá ser falada por outra pessoa, e assim por diante. 

O objetivo é montar uma história juntos, frase a frase, e ver que situações malucas aparecem!

5- Alfabeto na estrada

O jogo começa com a primeira pessoa escolhendo um objeto que pode ser visto no caminho e comece com a letra “a”. Por exemplo, “árvore”.

Cada pessoa, então, deve ir encontrando novos objetos com a próxima letra do alfabeto.

Essa é uma das brincadeiras de viagem mais clássicas e as crianças adoram!

6- Palavras utilizando as placas dos carros

Para jogar, basta usar a placa do carro à sua frente! Escolha um tema e cada participante deverá falar uma palavra usando as letras do registro do carro.

Se o mesmo carro ficar na sua frente por muito tempo, você pode mudar os temas. Assim que outro carro aparecer, você terá letras novas para brincar!

7- Diário de bordo

Com crianças mais velhas, você pode montar um diário de viagem. Peça para a criança anotar e tirar fotos de lugares importantes pelos quais você passaram e de coisas que ela achou interessante durante o percurso.

Essa atividade, além de distrair a criança, estimula a atenção e o senso de responsabilidade!

8- Adivinhas

Existem muitos temas que podem ser usados para esse tipo de exercício. A brincadeira mexe com a imaginação das crianças e elas adoram, em especial as mais novas.

Algumas sugestões de adivinhas são: 

  • Adivinhar qual será a cor do próximo carro que passará por vocês
  • Adivinhar coisas sobre os passageiros no caro da frente (se são homens ou mulheres, se tem crianças, qual a idade deles, com o que trabalham)
  • Adivinhar coisas sobre pessoas que moram nas casas pelas quais vocês passam
  • Adivinhar por quantas entradas vocês vão passar até sair da estrada 

O importante é envolver as crianças e garantir que todos se divirtam muito. Os jogos, além de tudo, estimulam o desenvolvimento intelectual e social. Por isso, não economize nas brincadeiras e transforme uma viagem tediosa em um momento memorável! 

E você? Que brincadeiras costuma a usar para passar o tempo em viagens de carro?

 

Amanda R. Comício - psicóloga e educadora


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você