Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Dicas para dar banho no bebê

Dicas para dar banho no bebê
Comunidade Materna
ago. 6 - 4 min de leitura
000

Dar banho no bebê parece uma tarefa difícil, mas logo a mãe vai adquirindo prática e tudo fica fácil. Para quem fez curso de gestante e aprendeu a dar o banho no boneco, vai ver que no bebê é bem diferente... O boneco é inerte, enquanto que o bebê se mexe, reclama, chora, sente frio, etc... na prática... são outros quinhentos!

Deixe ao alcance das suas mãos tudo que irá usar durante o banho como: sabonete, shampoo, toalha, etc ... nunca deixe a criança sozinha mesmo que por alguns segundos para pegar algum destes itens, pode ser muito perigoso.

banho é um momento de interação entre os pais e o bebê, deve ser um momento tranquilo no ínicio e que vai se tornando divertido de acordo com o crescimento do bebê, vamos ver algumas dicas e cuidados para deixar o banho mais fácil.

Dicas e cuidados no banho do bebê 

Prepare o banho do recém nascido da seguinte forma: 

  1. Separe a fralda descartável e roupinha que o bebe irá usar;  
  2. Certifique-se de que a banheira está limpa (o ideal é que você a lave com água e sabão antes de cada uso);
  3. Feche portas e janelas do ambiente onde será o banho (muita atenção com frestas e correntes de ar); 
  4. Não precisa ferver a água do banho, desde que ela seja tratada, de boa procedência e qualidade.
  5. Coloque primeiro a água em temperatura ambiente (fria) na banheira e tempere com água quente, mexa bem a água para deixar a temperatura igual, homogênea.
  6. Certifique-se de que a água está na temperatura adequada (cerca de 37 graus Celcius) testando com o dorso da mão ou com um termômetro de banho, a água deve ser de morna para quente.

Agora, vamos ao banho: 

  • Tire a roupinha toda do bebê, se por acaso o bebê estiver sujo de cocô, limpe-o normalmente antes de colocá-lo na banheira.
  • Coloque o bebê suavemente na banheira segurando firme pelo tronco, deixe a cabecinha de fora e mais alta do que o corpo, o bebê deve ficar com o bumbum apoiado no fundo da banheira, passe sua mão molhada no rostinho dele limpando-o e depois, comece a lavar o bebê de cima para baixo, começando pela cabeça, use um sabonete indicado para bebês.
  • Lave a frente e depois vire-o de costas para terminar o banho.
  • Você pode deixar uma água para enxaguar o bebê separada e próxima a banheira, mas senão tiver a água separada não tem problemas, retire  o bebê da água e enrole numa toalha macia. Não há segredos!

Saindo do banho: 

Quando o bebê sair da banheira, enrole-o na toalha, que deve estar bem à mão, abrace-o e aqueça-o com o seu calor, brinque com ele, ele adora este momento.

 Enxugue bem o bebê especialmente nas dobrinhas, virilhas, entre o dedinhos, atrás das orelhas, etc... tire-o  de sobre a toalha úmida,  se estiver frio, envolva-o numa toalha seca, comece colocando a fralda e depois a roupinha. Não deixe que ele sinta frio, não deixe seu corpo nu por muito tempo.

É importante que durante o banho e enquanto o bebê não estiver totalmente vestido que ninguém entre ou saia do local do banho para que o  bebê não pegue uma corrente de ar, que pode ser um perigo nesta idade.

Quanto ao horário do banho é preferível à tarde. Se a temperatura permitir, faça-o mais no final da tarde, pois banho relaxa e depois, o bebê poderá dormir durante mais horas.

A partir de mais ou menos três meses de idade, o bebê já pode ir variando o seu banho: pode tomar no chuveiro no colo da mãe ou do pai, de preferência com alguém ajudando, pode tomar na pia, ou da maneira que for mais cômoda.

Beijos e Até
Vanessa Motta


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você