Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Como aliviar a dor de garganta das crianças?

Como aliviar a dor de garganta das crianças?
Comunidade Materna
set. 25 - 4 min de leitura
000

Que pai ou mãe nunca se deparou com uma dor de garganta que custa a passar e incomoda os pequenos? Basta que a temperatura caia um pouco que o problema aparece: amidalite, faringite, laringite e outros problemas que incomodam a garganta e a qualidade de vida dos filhos. 

Antes de entrar em desespero, saiba que as crianças são mais propensas às dores de garganta e este problema nem sempre é resolvido apenas com antibióticos. Isso porque em quase 90% dos casos, a dor de garganta é causada por vírus, sendo que os antibióticos são ineficazes neste caso. Como o problema pode ser causado tanto por bactérias quanto por vírus, o primeiro passo é identificar qual a sua causa, vamos lá?

Diferenciando diferentes tipos de dor de garganta

A dor de garganta pode ter diferentes causas e afetar diferentes órgãos, como faringe, laringe e amídalas, por exemplo. Desta forma, é preciso identificar a causa e o órgão atingido para oferecer à criança o melhor tratamento.

No caso da amidalite, que é muito comum entre as crianças, basta olhar as amídalas – aquelas duas bolinhas que ficam no fundo da garganta. Se estiverem inchadas e mais vermelhas que o normal, a dor pode ser oriunda deste órgão. Pergunte à criança se há a sensação de coceira e observe se há mal hálito, sintomas muito comuns da amidalite. 

No caso de faringite, quando a faringe está infectada - o órgão que liga a boca e o nariz à laringe e ao esôfago – o problema pode ser alérgico ou pode ser uma continuação da amidalite.

Já a laringe, aquela região que se localiza antes da traqueia e das cordas vocais, causa muita rouquidão e muitas vezes tosse seca. 

Tratamentos indicados para dor de garganta infantil

Como vimos, a dor de garganta, além de envolver diferentes órgãos, pode ainda ser causada por vírus ou bactéria, sendo que, a inflamação bacteriana é mais comum em crianças a partir dos 3 anos e é caracterizada por febre alta – 39º C ou mais – tosse constante, falta de apetite, falta de energia, cansaço, rouquidão entre outros aspectos. 

Já a dor de garganta de origem viral, a criança não apresenta moleza ou indisposição, mas é comum ter febre baixa e inchaços na região. A dor de garganta é mais leve e apresenta ainda coriza, olhos lacrimejantes ou brilhantes e se assemelha muito com um resfriado brando. 

Apenas o médico poderá indicar o medicamento mais adequado ao problema, por isso é muito importante fazer uma consulta, pois no caso de infecção bacteriana, o tratamento depende do tipo de bactéria presente, por exemplo. Em geral, são usados antibióticos (como amoxicilina ou penicilina), medicamentos para suavizar a dor durante a ingestão de alimentos ou um tratamento mais específico, como é o caso de amídalas inflamadas e com pus, que pode até dar origem a um abcesso (acúmulo de pus).

No caso da dor de garganta viral o tratamento é feito basicamente com medicamentos e remédios para aliviar os sintomas, como antitérmicos e muita ingestão de líquidos.

É possível aliviar os sintomas e desconfortos da dor de garganta?

  • Em muitos casos, o gargarejo com soro fisiológico pode ser muito positivo para reverter o quadro.
  • Aquele conhecido gargarejo da vovó (água e sal) também ajuda a aliviar a dor – o sal contém propriedades anti-inflamatórias.
  • Para ajudar no desconforto da dor, expectorar o muco e aliviar a tosse, as crianças acima de três anos podem tomar chá de mel.
  • Em bebês e crianças, lavar o nariz várias vezes ao dia com soro fisiológico ajudar a remover as secreções da garganta (se tiver), ajudando a limpá-la.

Uma dica importante é manter a criança bem hidratada e dar frutas como maçã ou pera, que é fácil de ingerir quando amassadas e suplementação de vitamina C. É importante ainda incentivar as crianças a lavarem sempre às mãos e não compartilharem objetos como talheres e copos. É uma medida preventiva muito útil, ainda mais nos períodos mais frios do ano. 

Já se deparou com um quadro de dor de garganta com seu filho? Quais medidas alternativas funcionaram? Deixe um comentário!

 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você