Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Como ajudar as crianças com o apoio dos florais de Bach

Como ajudar as  crianças com o apoio dos florais de Bach
Luciane Santos
jun. 2 - 4 min de leitura
000

A infância é um momento marcante, cheio de sonhos, expectativas, desafios, brincadeiras, liberdade. Infelizmente, algumas vezes, esta fase, que deveria ser apenas de luz e alegrias, se transforma e a criança se vê cercada de mudanças em sua vida, que não eram esperadas por ela.

Dilemas infantis surgem e os pequenos passam a ter comportamentos que os fazem sofrer e se eles não forem adequadamente amparados podem se transformar em traumas emocionais que os perseguem pela vida afora. Situações como a separação dos pais, mudança de cidade, nascimento de irmão, entrada na escola, ser obrigado a deixar a chupeta, desmame e retorno da mãe ao trabalho, são algumas das mudanças em sua rotina que podem resultar em comportamentos de apego, ciúme, agressividade, timidez, tristeza e irritabilidade. A maioria desses, resultado da insegurança, medo de não serem mais amados ou ainda culpa, por acreditarem serem eles os responsáveis pela situação.

Neste processo, o papel do Terapeuta Naturista é o de escolher as essências florais de Bach adequadas a cada caso, olhando para a criança como um ser único. Nesta fase, nada melhor que o apoio, o amor, a proteção e a atenção dos pais ou cuidadores. Infelizmente, este amparo nem sempre é possível, já que muitas vezes, os pais também estão fragilizados pela situação. Para garantir a retomada do equilíbrio dos pais e ajudar as crianças a terem a confiança necessária para encarar as situações, uma boa alternativa é a utilização de um método natural, complementar, não invasivo e sem contraindicações, como a terapia Floral de Bach.

Entretanto, é necessário que alguns cuidados sejam tomados, por exemplo, ter a orientação de um terapeuta qualificado, que tenha experiência no atendimento com crianças e famílias; saber que existem produtos atrativos no mercado, que prometem verdadeiros milagres, como floral de Bach para estresse infantil, falta de confiança e também para as dificuldades de concentração.

Vale lembrar que existem dois pontos fundamentais relacionados à terapia com os florais de Bach e que reforçam esta necessidade e cuidados com o tratamento:

1. A terapia floral de Bach é complementar ao tratamento médico e psicológico, não devendo ser substituído em hipótese alguma;

2. Não devemos tratar os sintomas ou comportamentos, mas sim, tratar a criança e suas emoções.

Portanto, para tratar qualquer comportamento que a criança esteja apresentando, como a dificuldade de concentração, por exemplo, é necessário entender as reais necessidades das crianças e orientá-las, assim como os seus pais, sobre a importância de juntos, profissional e família, estimularem e encorajarem a criança a se expor, permitindo assim que os pequenos mostrem quais são as causas de sua desatenção e o que de fato os está preocupando.

Neste processo, o papel do Terapeuta Naturista é o de escolher as essências florais de Bach adequadas a cada caso, olhando para a criança como um ser único, cheio de possibilidades e que tem o direito de ser feliz. Em paralelo, pais, mães, cuidadores e responsáveis, devem estar disponíveis para ajudar seus filhos ou tutelados a crescerem fortes, saudáveis e equilibrados.

Apenas desta maneira, com a utilização correta das essências e do acompanhamento adequado, pais e filhos terão a chance de fortalecer laços afetivos, estabelecendo uma relação de confiança e respeito que estimulará as crianças a crescerem confiantes e felizes. Certamente, assim, unindo forças, o tratamento será efetivo e realizado da maneira adequada.

 

Luciane Santos
Pedagoga e Terapeuta

 

 

 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você