[ editar artigo]

Como ajudar a estimular o cérebro do bebê

Como ajudar a estimular o cérebro do bebê

Já sabemos que brincar e encher nosso bebê de muito amor ajuda a desenvolver o cérebro, traz benefícios para a saúde física, estimula a inteligência e a memória dos pequenos. O primeiro ano de vida é a melhor fase para estimular a percepção e a inteligência já que metade do cérebro humano se desenvolve neste período, então nada melhor do que dar uma ajudinha, veja algumas dicas.

Dicas para como ajudar a estimular o cérebro do bebê

  • Converse bastante com seu filho olhando sempre nos olhos dele, usando a expressão facial e falando devagar. Conversar fará com que ao poucos o cérebro fique mais preparado para entender melhor a linguagem.
  • Não existe nada mais prazeroso do que brincar com seu bebê e esta é a melhor maneira de aprender. Incentive a descoberta de objetos diferentes, ofereça brinquedos coloridos e com texturas, desta forma você estará ajudando no desenvolvimento da visão, do tato e da coordenação motora. Mas atenção tem que existir uma interação entre pais e filho durante as atividades porque o brinquedo é apenas um instrumento.
  • A música é extremamente estimulante para o cérebro, afinal ela desperta emoções e ajuda a desenvolver a audição. Coloque musicas tranquilas, suaves e de qualidade para o seu bebê.
  • Coloque o bebê para engatinhar para que ele possa descobrir a capacidade de locomoção do seu próprio corpo.
  • O contato físico com o bebê, um abraço ou uma massagem corporal ajuda a diminuir o estresse do bebê e aumenta os sentimentos de bem-estar e segurança emocional.

O ingrediente mais estimulante para qualquer tipo de desenvolvimento é o amor e a dedicação, então aproveite as dicas e misture os temperos.

 Vanessa Motta

Comunidade Materna
Comunidade Materna
Comunidade Materna Seguir

Redação Comunidade Materna

Ler conteúdo completo
Indicados para você